edi_21

Editorial / Centrão

Data da Publicação:

08/10/2019

A um ano das eleições que vão definir os novos prefeitos e vereadores pelo país, o meio político começa a se movimentar nos bastidores em torno deste pleito. E muita coisa está em jogo para o ano que vem: o financiamento eleitoral, o fim das coligações, a permanência da onda conservadora, o potencial político de Bolsonaro e o governador Zema como cabos eleitorais e a falta de coesão da oposição.
Bastante fragilizada devido ao embate ferrenho entre esquerda e direita nas eleições presidenciais de 2018, a vertente de centro vê na aparição de possíveis candidatos em 2022 a oportunidade de retomar o espaço que perdeu no cenário político nacional devido à polarização ideológica. Em Poços de Caldas não é diferente, um grupo tem tentado uma aproximação de nomes tarimbados para fazer frente a uma eleição com foco mais de centro.
Para muitos o embate radical da direita com a esquerda abre brecha para que uma ideologia mais equilibrada ganhe força entre eleitores, que, desgastados com essa realidade, não se identificam com nenhum dos extremos.
Não é uma tarefa fácil, nunca foi, reunir grupos suprapartidários para um projeto único. Geralmente a vontade e a visão particular têm prevalecido em decisões eleitorais. Os interesses particulares muitas vezes se sobrepõem ao interesse político. Já se tentou em outras ocasiões este tipo de manobra e o que vimos foi um fracasso total. A divisão sempre vai fragilizar um projeto.
Mas uma coisa é certa, as eleições já estão em contagem regressiva e o trabalho de bastidor, neste momento, é fundamental para o sucesso do pleito.

Leia Também

foto-editorial-agro-18-04-25

Agro mineiro

Minas Gerais vive um momento emblemático no setor externo. As exportações do agronegócio mineiro acabam de alcançar o melhor trimestre de toda a série histórica iniciada em 1997, consolidando-se como a principal força da balança comercial do estado. Com uma…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
foto-turismo-editorial-16-04-2025

Turismo mineiro

O volume de atividade turística em Minas Gerais cresceu 1,7% em fevereiro de 2025 na comparação com janeiro, conforme levantamento do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com base nos dados do IBGE. A alta representa uma retomada do…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!