edi_21

Editorial / Servidores

Data da Publicação:

30/10/2019

“Com excesso de carreiras, estrutura fragmentada e rígida, progressões rápidas e gratificações generosas e generalizadas, o serviço público incha a máquina estatal e inviabiliza a responsabilidade fiscal. Além de os salários iniciais serem altos, a sua progressão é determinada por tempo de serviço ou aquisição de títulos acadêmicos (um resquício do bacharelismo), deixando pouca margem para gratificações por desempenho. Quando existem, são sistematicamente desvirtuadas, já que quase todos as recebem, inclusive os inativos. Em 87% das carreiras com bônus por desempenho, 9 em 10 servidores os recebem. Nos Estados, as gratificações chegam a 40% da remuneração mensal, e dentre as suas 179 modalidades – quantidade que inviabiliza a transparência e a fiscalização – 105 vão para a aposentadoria”.
Trecho de editorial do jornal Estadão.
Não, nenhuma hipótese de uma empresa privada ter este tipo de “servidor” em seu quadro de colaboradores. O título deste editorial é: “Servidores de quem?” Isto mesmo, a pergunta é simples e direta, servem a quem?
A generosidade que nos últimos tempos foi levada para o serviço público é algo estarrecedor. Não existem condições de um gestor comandar uma massa de privilegiados sem nenhuma contrapartida.
Vai ser muito difícil mexer neste vespeiro porque isto está enraizado de todas as maneiras dentro do sistema. Mas uma coisa boa está acontecendo, estão começando a conversar e debater o assunto. Isto quer dizer que com uma força da população o negócio pode evoluir. Se é servidor, tem que servir.

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Câmara Municipal receberá equipe da Saúde para vacinação contra a Febre Amarela

Poços de Caldas, MG - Na próxima terça-feira (15), das 14h às 17h, uma equipe da Secretaria de Saúde estará na Câmara Municipal para vacinação contra a Febre Amarela. A iniciativa visa atender não somente o público interno, como vereadores,…
foto-fuga-capitais-12-04-2025

Fuga de capitais

O descontrole fiscal e a insegurança jurídica que marcam o cenário brasileiro têm produzido efeitos cada vez mais nocivos à economia. Uma das consequências mais alarmantes é a evasão de divisas do país, fenômeno que, no primeiro trimestre de 2025,…
Foto: Divulgação

Douglas Dofu volta a cobrar investimentos no aeroporto de Poços

Poços de Caldas, MG - No ano passado, o presidente da Câmara de Poços, vereador Douglas Dofu (União), esteve em Brasília, no Ministério de Portos e Aeroportos, oportunidade em que entregou um ofício ao ministro Sílvio Costa Filho solicitando a…
Foto: Divulgação

Álvaro Cagnani, prefeito e secretário conferem necessidade de obras no bairro Nova Aurora

Poços de Caldas, MG - O vereador Álvaro Cagnani (PSDB), o prefeito municipal Paulo Ney de Castro Júnior e o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas José Benedito Damião visitaram, na sexta-feira, 04 de abril, a Escola Municipal Professora Edir…
Foto: CMPC/Divulgação

Paulista quer informações sobre recolhimento de ICMS por empresas do município

Poços de Caldas, MG - A Câmara de Poços aprovou, recentemente, um Requerimento solicitando informações sobre as empresas estabelecidas no município que realizam o recolhimento de ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. A proposição é de autoria…
foto-vereadores-atepro-12-04-25

Vereadores recebem agentes de saúde e propõem Anteprojeto que autoriza o repasse de incentivo financeiro

Poços de Caldas, MG- Os vereadores da Câmara Municipal de Poços de Caldas receberam, nesta semana, uma comissão formada por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. O objetivo principal foi discutir melhorias para as categorias, entre…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!