aluno-quadro-negro-escola-publica-ensino-infantil-crianca-pre-adolescente-educacao-lousa-giz-1387226863927_615x300

SindUte convoca paralisação com indicativo de “greve sanitária”

Data da Publicação:

03/07/2021

Belo Horizonte, MG – O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE/MG) está informando que decidiu convocar para o próximo dia 7 de julho, às 9h, o seu Conselho Geral e já está pautado indicativo de greve sanitária em todo o Estado de Minas Gerais. Neste dia haverá paralisação total de atividades.
A decisão é uma resposta ao governo do Estado, que anunciou retorno presencial às escolas a partir de 12 de julho. Pedimos às famílias que não enviem seus filhos e filhas para as escolas nesse momento. Há riscos sim de novas contaminações e de mais perdas de profissionais da educação, especialmente, em municípios que estão na onda vermelha”.
Para o SindUTE/MG, onda vermelha favorável não existe. “O governo do Estado de Minas Gerais quer fazer da escola um grande tubo de ensaio e assim verificar a possibilidade de contaminações em massa pelo vírus. Não estamos dispostos a colocar a nossa vida e nem a dos nossos estudantes em risco. O Sind-UTE/MG defende a educação e prima pela vida. Queremos a volta presencial às aulas quando houver imunização de toda a população”, afirma a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, professora Denise Romano.
De março a junho deste ano, o Sindicato redigiu mais de 160 notas de pêsames de profissionais da educação que perderam suas vidas pela covid-19, destes 120 educadores e educadoras da ativa e mais de 40 aposentados. “São pais, mães e arrimos de famílias. Profissionais que não voltarão mais para a escola e deixarão órfãos também a comunidade escolar”.
O Sind-UTE/MG é categórico. “A volta às aulas neste momento é um sinal de alerta máximo de perigo iminente que pode e deve ser evitado. Basta bom senso, cuidado com pessoas, investimento em vacinação e menos falácia. O governo do Estado, as Secretarias da Saúde e da Educação sabem que isso será uma catástrofe, mas, mesmo assim querem nos colocar no olho do furacão. O mundo dá sinais de que medidas intempestivas como essas tiveram péssimos resultados e fizeram eclodir o vírus, proporcionando a morte de milhões de pessoas.”
Greve sanitária
A greve sanitária, também conhecida como greve ambiental, é deflagrada em função de uma emergência que coloca a segurança e vida dos trabalhadores em risco, como é o caso da pandemia da covid-19. Ou seja, o ambiente laboral pode acarretar risco à segurança da vida do trabalhador.
No caso, a discussão da deflagração da greve é motivada em função da exigência de um trabalho presencial que pode trazer graves e sérios riscos à vida e saúde dos profissionais. Assim, por todo o risco que o ambiente laboral pode vir ocasionar ao trabalhador a manutenção do trabalho será pela forma remota, já que a atividade presencial não possui as medidas sanitárias que garantam a segurança do trabalhador em seu ambiente de trabalho com a falta das medidas sanitárias.

Leia Também

Foto: Divulgação

Espetáculo “Pelos Caminhos do Gólgota” será apresentado hoje em Poços de Caldas

Poços de Caldas (MG) – Uma das mais tradicionais encenações da Semana Santa no sul de Minas Gerais, o espetáculo “Pelos Caminhos do Gólgota” retorna em 2025 com a proposta de emocionar e refletir sobre os valores da vida, fé…
Foto: Divulgação

Oficina gratuita com Dani Alvisi discute curadoria e estratégias para festivais culturais

Poços de Caldas, MG - Em 2024, Daniela Alvisi, artista visual, arte-educadora e produtora cultural, esteve como assistente de produção convidada do 13º Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes, em Tiradentes. Participou da rotina intensa de um dos…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura recebe representantes da juventude para discutir avanços no Conselho Municipal

Poços de Caldas, MG - Na última quarta-feira, dia 9, os membros do Conselho Municipal da Juventude se reuniram com o prefeito Paulo Ney, o secretário municipal de Governo, José Carlos Zanetti, e o diretor do Departamento de Parcerias e…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura e Unifal assinam Protocolo de Intenções para desenvolvimento de projetos

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) oficializaram, nesta quarta-feira (16), a assinatura de um Protocolo de Intenções que marca o início de uma parceria estratégica voltada para o…
Foto: Divulgação

Alcoa Poços de Caldas lança edição 2025 do Programa Cultivando a Mata Atlântica

Poços de Caldas, MG - A Alcoa Poços de Caldas acaba de iniciar a edição de 2025 do Programa Cultivando a Mata Atlântica, que promove a educação e sensibilização ambiental para estudantes da rede pública de Poços e região. As…
Foto: Divulgação

Mutirão de cirurgias atende mais quarenta pacientes

Poços de Caldas, MG - A Santa Casa de Poços de Caldas realizou, neste último final de semana (12 e 13 de abril), a 3ª rodada do mutirão de cirurgias, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!