Editorial / Regras
A campanha eleitoral deste ano tem novas regras com a sanção da lei pelo presidente Bolsonaro aprovada pelo Congresso Nacional.
As principais novidades para este ano eleitoral são: as inserções partidárias gratuitas em rede nacional de rádio e televisão serão concentradas nos horários de 19h30 a 22h30 – que serão apenas no 1º semestre. Da data das convenções, desde as candidaturas oficializadas, até o dia da eleição, os partidos e candidatos estão proibidos de impulsionar propaganda eleitoral nas redes sociais por pagamentos nos aplicativos (como Facebook e Instagram, para obter maior engajamento e visualizações).
E a nova regra também proíbe participação de não-filiados nas inserções. Ou seja, artistas e famosos que não sejam dos quadros dos partidos não poderão aparecer na TV ou rádio pedindo votos para seu candidato. Isso atinge em cheio o PT, por exemplo, que desde sua fundação usa esse artifício para chamamento popular.
Cada eleição tem sempre novas regras e, às vezes, ressuscitam antigas como caso as inserções de propagandas partidárias que estavam suspensas. Ou seja, as regras eleitorais são uma verdadeira colcha de retalhos.