Figurante
O que podemos esperar deste ano eleitoral? No contexto nacional está se formando um consenso que haverá uma “briga” entre a esquerda e a direita com dois representantes fortes. A tal terceira via ainda está para ser consolidada ou poderá aparecer somente durante a campanha. É possível ter terceira via? Sim, tudo é possível em eleição. Prova disso é a eleição de Jair Bolsonaro. Um candidato que tinha poucas condições de se tornar presidente. Então, nesse caso, as teorias de marketing político nunca foram tão furadas.
Em nível local o que interessa para nós é se podemos eleger um deputado genuinamente da terra. Para esta dúvida a resposta é que é muito difícil. E não precisa ser futurólogo para apostar nisso, pois teremos mais nomes do que votos suficientes para a eleição de um deles.
Já tivemos prefeito que disse que não precisamos de deputados. Isso não é verdade, precisamos sim porque o sistema político atual não brinda com recursos os municípios de maneira imparcial. A luta pela pouca verba disponível precisa de um “brigador” de plantão.
Outro problema são os contras. Aqueles políticos que não estão alinhados com o governo. Ainda corremos o risco de eleger apenas um figurante. Este é o pior dos mundos.