luz_9

Luzia Martins solicita atuação de profissionais de psicologia e serviço social na rede municipal de ensino

Data da Publicação:

09/02/2022

Poços de Caldas, MG – Através da Indicação n. 72/22, a vereadora Luzia Martins (PDT) está sugerindo ao Executivo a implantação de núcleos de atuação dos profissionais de psicologia e de serviço social na rede municipal de ensino. A parlamentar lembra que a Lei n. 9478, de autoria do vereador Wilson Rodrigues (DEM) e aprovada pela Câmara ano passado, prevê tal medida visando atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais.

Segundo Luzia, ainda não é possível dimensionar os impactos caudados pelas aulas remotas, em função da pandemia da COVID-19, no processo de alfabetização e aprendizagem dos estudantes. Para ela, a atuação desses profissionais, de forma direcionada, poderá minimizar as possíveis lacunas deixadas pelo distanciamento de alunos e professores. “Em meados de 2021, aprovamos uma proposta do colega Pastor Wilson, que determina a obrigatoriedade de núcleos de profissionais de psicologia e serviço social na educação básica para melhoria do processo ensino-aprendizagem. O foco principal é a qualidade desse processo, diminuindo as dificuldades encontradas, inclusive aquelas vivenciadas pelos estudantes em seus lares. Ainda estamos vivenciando uma pandemia e, apesar da volta presencial das aulas, ainda precisamos de cuidado”, ressalta.

A legisladora afirma que Poços precisa pensar com muita responsabilidade e cuidado nessa questão. “Temos observado agravos à saúde mental dos jovens, as famílias ainda estão preocupadas com a segurança dos estudantes devido à pandemia, e é preciso colocar essa lei em prática. Falando em âmbito estadual, a Secretaria de Estado de Educação vai implantar nas Superintendências Regionais de Ensino esses núcleos, o que pode servir de embasamento para a  a execução de um serviço semelhante no município. Como psicóloga, posso validar a importância que tem esses dois profissionais no âmbito escolar”, diz. Tanto a Lei Municipal n. 9478, como também a Indicação apresentada pela vereadora Luzia Martins, estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.

 

 

 

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!