Resistência
Mais de 59% dos municípios relatam enfrentar a resistência da população quanto à vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos. A informação foi levantada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a aplicação de pesquisa em 2.193 cidades.
Ainda em relação à vacinação desse público, 2,3% dos gestores ouvidos afirmaram que houve reações adversas graves em crianças que tomaram a vacina contra o coronavírus. Já 94,4% não registraram reações graves e 3,3% prefeituras não responderam a essa questão. A vacinação para este grupo teve início em 98,9% das cidades ouvidas pela pesquisa.
Sobre as festas de carnaval, a pesquisa identificou que 46,1% das prefeituras cancelaram todas as festas públicas e privadas. Já 24,5% cancelaram a realização de festejos públicos, mas mantiveram as privadas. Em apenas 3,3% o Carnaval ocorrerá normalmente, com a promoção de festas públicas e privadas.
O dado preocupante é que quase 60% dos municípios encontraram resistência à imunização das crianças. É muito interessante isso ocorrer com a vacina contra covid, pois não existe relatos de resistência a outro tipo de vacina.
Em Poços os festejos carnavalescos estão proibidos, tanto os públicos como privados. Uma medida acertada porque ainda estamos com ocorrências de infecções da população. Não tem sentido liberar festa num cenário destes.