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Prefeito promete retorno do teleférico para junho

Data da Publicação:

23/02/2022

Poços de Caldas, MG – Durante a entrega do Plano Municipal de Turismo (PMT), na manhã desta quarta-feira (23), no Palace Hotel, o prefeito Sérgio Azevedo disse que o teleférico volta a funcionar em 1° de junho deste ano. O atraso na finalização da terceirização dos pontos turísticos fez com que a prefeitura tivesse a iniciativa de reativar o equipamento.
O PMT, no detalhamento de medidas prioritárias, que precisam ser tomadas para que o turismo da cidade tenha um progresso mais significativo, recomenda a reativação do teleférico, dizendo que “o não funcionamento do teleférico afeta diretamente a oferta turística de Poços de Caldas, reduz drasticamente o orçamento destinado ao FUMTUR [Fundo Municipal do Turismo] e potencializa uma narrativa de que os pontos turísticos estão sucateados, quando na verdade apenas o teleférico se encontra parado”.
O Plano Municipal de Turismo foi entregue ao prefeito Sérgio Azevedo, que fez questão de frisar que ele pertence a Poços de Caldas. “Foram as pessoas presentes aqui que ajudaram a formatar e são elas que vão possibilitar colocar em prática todas as ações previstas, para que o turismo volte a ter a importância do passado, mas um turismo moderno, voltado para o futuro”. O prefeito destacou também que os recursos financeiros necessários para implantar as ações já estão garantidos.
A explanação sobre todo o conteúdo do PMT ficou a cargo de Dener Fonseca, diretor da Agência Brasileira de Engenharia Turística (ABET), responsável técnico pelo plano. Ele iniciou com o diagnóstico do turismo na cidade. Citou como um dos pilares do PMT a criação do Sistema Municipal de Turismo (SIMTUR) e a grande mudança nos conceitos de visão e missão da Secretaria de Turismo, que passará a ser gestora e coordenadora das ações que envolvem o setor no município. De acordo com Fonseca, caberá à Secretaria coordenar e dar apoio institucional às iniciativas do empresariado (local, regional ou nacional), que quer investir no turismo de Poços de Caldas e, desta forma, melhorar a vida do poços-caldense.
Esta percepção de que o turismo é importante para a cidade, que impacta na vida dos cidadãos, também deve ser trabalhada dentro do PMT, por meio de campanhas de marketing, dirigidas aos moradores da cidade. “Essa sensação de pertencimento deve ser levada ao morador. A ideia é começar de dentro para fora, mostrar que a cidade é muito interessante para o morador para depois atrair investimentos. Poços precisa de investimentos privados para melhorar a oferta turística. Temos um grande trabalho pela frente e, junto à comunidade, tem tudo para dar certo.”, ressalta Dener Fonseca.

Estudos
O PMT apresenta estudo da oferta turística, um estudo de demanda (perfil do turista), e um diagnóstico do setor na cidade, entre outros. Apresenta ainda os resultados do Seminário Visão de Futuro, onde foram traçadas metas e o posicionamento para o destino turístico Poços de Caldas, e os programas e projetos que surgiram de todo este debate.
Estão elencadas ainda as ações a serem executadas, que foram divididas em 5 eixos estratégicos. Eixo1: fortalecer a base normativa (leis) relacionadas ao turismo; Eixo 2: Criar instrumentos de planejamento e gestão; Eixo 3: fortalecer as instituições; Eixo 4: Modernizar e diversificar a oferta turística e Eixo 5: parcerias para uma gestão compartilhada do turismo.
Para o secretário de Turismo, Ricardo Oliveira, a entrega do PMT é um marco para a cidade. “Faz 50 anos que não se previa um plano estratégico para o setor. Hoje, entregamos um projeto que prevê ações para os próximos quatro anos, com benefícios para todos os setores. É um projeto magnífico, espero que todos se apropriem para o sucesso dele. Queremos fazer com que o cidadão entenda turismo como fator predominante para a economia, cultura e desenvolvimento”.

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