Minas vai utilizar mais de 21 mil urnas eletrônicas nas eleições
Belo Horizonte, MG – O desembargador Marcos Lincoln, presidente do TRE-MG, conheceu nesta terça-feira (8) o novo modelo de urna eletrônica recém-chegado ao Estado. Acompanhado do desembargador Maurício Soares, corregedor regional eleitoral e vice-presidente, ele visitou o Centro de Apoio do Tribunal. Lá estão as cerca de 9 mil urnas, modelo 2020 – de um total de 21.562 previstas para Minas Gerais – que serão utilizadas nas Eleições 2022.
As urnas recebidas estão em fase de teste de aceite, para verificação de funcionamento e conformidade. Para esse procedimento são necessários vários passos previstos no protocolo de recebimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Após todo o processo de aceite, as urnas serão certificadas e consideradas habilitadas para utilização nas eleições. Em momento posterior, os equipamentos serão testados com programa próprio para eleições.
Uma das inovações trazidas pela urna eletrônica 2020 é o terminal touch screen de liberação de eleitores para votação, que é operado pelo mesário. Além disso, essas urnas têm bateria com maior durabilidade.
No Centro de Apoio, o presidente falou sobre a importância de se valorizar a urna eletrônica, conhecida pela sua eficiência, eficácia e pela garantia de um processo eleitoral legítimo. O desembargador Marcos Lincoln também agradeceu as servidoras e os servidores do Tribunal pelo trabalho sério que desempenham.
Também estiveram presentes na visita a juíza diretora-executiva da Escola Judiciária Eleitoral, Lívia Borba; os juízes substitutos da Corte Eleitoral Marcelo Trigueiro, Lourenço Capanema e Arivaldo Resende de Castro Júnior; a diretora-geral em substituição, Ana Carolina Silva Costa e outras servidoras e servidores do Tribunal.
(Fonte: TRE-MG)