Mineiros poderão deixar de usar máscaras em locais abertos
Poços de Caldas, MG – O secretário estadual de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, anunciou nesta quinta-feira (10), na rede social Facebook, que o uso de máscaras de proteção em espaços abertos em Minas Gerais não será mais obrigatório a partir deste sábado (12). A utilização da proteção facial foi instituída em março de 2020, com o início da pandemia de covid-19.
“Diante deste cenário que nós estamos vivendo, com projeção de quedas de casos nos próximos dias, diante do fato que estamos há mais de seis meses em onda verde, ou seja, nosso cenário está controlado, com todos indicadores controlados, diante da vacinação completa no Estado com duas doses acima de 80% e reforço acima de 40%, a recomendação do Estado é que cada município possa desobrigar o uso de máscara em locais abertos a partir de sábado”, afirmou o secretário.
Ele lembrou que os municípios têm autonomia nesta decisão.
“O que isso significa? Os municípios têm sua autonomia, mas a equipe técnica da Secretaria desenvolveu, diante dos cenários em outros países, em especial que já vivenciaram isso, que é seguro, com nosso esquema vacinal e a incidência hoje, que ainda está caindo, apesar de não ter chegado ao menor nível. A gente pode sim recomendar que não é obrigatório o uso de máscara em locais abertos”, completou.
Baccheretti relembra que o Governo de Minas somente recomenda as ações relativas à pandemia do novo coronavírus, como também no caso das atividades comerciais.