Presidente da Alcoa Brasil e prefeito celebram os resultados do Programa Ecoa
Poços de Caldas, MG – “Nesta época de pandemia e de transformação da educação, o Ecoa foi fundamental para o aprimoramento da administração escolar, dos professores e, consequentemente, das aulas”. Este depoimento de Denise Nery Ramos, diretora da Escola Municipal Vitalina Rossi, resume o impacto do Ecoa Gestão e Ecoa Formação, programas desenvolvidos pelo Instituto Alcoa. Um impacto que Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil, VP de Operações Brasil, San Ciprian, Oriente Médio e África e presidente do Conselho de Administração do Instituto Alcoa, fez questão de conferir de perto.
Dia 4 de março, Carvalheira esteve na Escola Vitalina Rossi – uma das 25 escolas beneficiadas – acompanhado de Fabio Martins, gerente geral de Operações em Poços, Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais, e Fabio Costa, analista de Assuntos Institucionais. Também estiveram presentes o prefeito Sergio Azevedo e os secretários Maria Helena Braga, de Educação, Paulo Ney de Castro, de Comunicação, Ana Alice de Souza, de Administração, além de representantes da escola e da Secretaria de Educação. Eles assistiram a uma apresentação sobre o Programa Ecoa Formação e Ecoa Gestão.
A secretária de Educação mostrou os inúmeros resultados. “Através de estudos, cursos, conversas e troca de experiências não só entre as escolas da cidade, como também de Juruti, promovemos uma educação continuada de todos os nossos educadores”, ressaltou. “Estamos adaptando as nossas escolas a um novo tempo e, quando você investe no gestor, você está investindo também no professor, no auxiliar de biblioteca, na equipe operacional e nos alunos. O Instituto Alcoa está de parabéns por apoiar o Ecoa”.
Muito feliz com os resultados apresentados, Otavio Carvalheira contou que o modelo do Ecoa Gestão e Formação foi desenhado a partir da pesquisa feita em 2019, que norteou o planejamento estratégico do Instituto Alcoa, definindo suas linhas de atuação. “Não somos capazes de resolver todos os problemas da educação no país, por isso buscamos um nicho para dar a nossa contribuição e deixarmos um legado, focando na Gestão e Formação, que permeiam todas as histórias em qualquer região que estivermos”, destacou.
O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer a Alcoa. “Esta é uma das muitas parcerias da Alcoa com a cidade”, disse Sergio. “Não precisamos bater na porta da empresa, ela que bate à nossa porta para nos oferecer parcerias, e isso é importantíssimo, pois o poder público luta com dificuldade. Ter uma empresa como a Alcoa na cidade, que participa da vida da comunidade, é muito importante e um prazer enorme”.
Os programas Ecoa Gestão e Ecoa Formação foram desenvolvidos com a parceria da Interação Urbana e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Em Poços de Caldas, 25 escolas municipais participam do Ecoa Gestão, sendo que 10 delas também participam do Ecoa Formação. Os programas são desenvolvidos ainda em São Luís-MA e Juruti-PA, onde a Alcoa tem operações.