Untitled-1

Assembleia delibera para continuidade da greve dos professores estaduais

Data da Publicação:

17/03/2022

Poços de Caldas, MG – A Assembleia realizada nesta quarta-feira (16) pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute/MG) deliberou pela continuidade da greve dos professores estaduais. Trabalhadores e trabalhadoras em educação cobram do governo Zema o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) e se colocam contra o Regime de Recuperação Fiscal proposto pelo governo.
A categoria está em greve desde 9 de março, por tempo indeterminado. De acordo com a direção do Sindicato, desde 2019, no início da atual gestão, o governo Zema foi cobrado em relação à aplicação dos reajustes do Piso. Entretanto, apesar de 19 reuniões realizadas com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e o envio de 39 ofícios cobrando o pagamento do Piso, nada foi apresentado pelo Governo à categoria.
A pedido do Sindicato, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) iniciou um processo de mediação na ação da greve de 2022 ajuizada pelo Estado. Nova audiência de conciliação foi remarcada para às 14h de segunda-feira (21).
Em Poços de Caldas, sete escolas estaduais aderiram à greve: Padrão (total), Polivalente, Cesec Professora Heloísa Lacerda, Francisco Escobar, João Eugênio, Francisca Tamm Bias Fortes e Cleusa Lovato (parcial). Nesta sexta-feira (18), os profissionais da regional Poços do Sind-UTE/MG se reunirem em Assembleia para discutir os rumos da mobilização. O encontro será na Urca, às 17h, e, na programação, repasses da assembleia estadual, avaliação e organização de atividades.
A agenda do movimento inclui visita às escolas para esclarecimentos e chamamento dos profissionais.

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!