Serviço de Atenção Domiciliar realiza mais de 2 mil atendimentos em dois meses
Poços de Caldas, MG – O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) realizou em janeiro (894) e fevereiro (1.151) um total de 2.045 atendimentos, que incluem avaliação com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro, técnicos em enfermagem, médico, assistente social e psicólogo. O programa também realiza procedimentos como decanulação, troca de cânula, desmame da sonda, troca de sondagens, medicações parenterais, coleta de exames, reabilitação, cuidados paliativos e capacitação para que os familiares possam cuidar do paciente acamado.
A responsável técnica do SAD Alexssandra Santos Souza ressalta a importância do serviço de atenção domiciliar para o sistema de saúde. “O serviço realizado pelo SAD ajuda a reduzir internações e filas dos serviços de urgência e emergência, além de vagar leitos hospitalares, já que a assistência, quando há indicação médica, passa a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento dele e da família, auxiliados pelos profissionais do SAD.”
Ao todo, 114 pacientes são assistidos pelo serviço, com média de 10 visitas realizadas ao mês para cada pessoa.
O SAD recebe encaminhamento das Unidades Básica de Saúde, Hospitais e Pronto Atendimento e avalia cada caso. O SAD fornece também alguns equipamentos e medicamentos para uso em domicílio.
A equipe multidisciplinar do SAD de Poços é composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, psicóloga, nutricionista, médico, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem, além da equipe de apoio com auxiliar administrativo e motoristas, atuam na assistência dos pacientes assistidos.
Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 3697-5378 ou na sede do serviço, no prédio da UBS Centro, rua Pernambuco, 459.