Supermercados vão restringir o uso de sacolinhas plásticas em Poços de Caldas
Poços de Caldas, MG – Uma campanha da rede de supermercados de Poços está preparando seus clientes para que haja limitação na liberação de sacolinhas plásticas.
O lançamento da campanha ocorreu na Associação Comercial Industrial e Agropecuária (Acia) nesta terça-feira (21), quando se comemorou o Dia Mundial da Água.
Segundo o informado, os consumidores terão direito a cinco sacolinhas nas compras acima de 100 reais e os estabelecimentos vão oferecer sacolas reutilizáveis a preços reduzidos, com parte da renda revertida em prol de instituições beneficentes no município.
O evento contou com a presença de todos os representantes dos supermercados de Poços e da coordenadora do Procon municipal Fernanda Soares, que elogiou a proposta e garantiu que o órgão de Defesa do Consumidor estará colaborando com as orientações aos clientes.
O diretor regional da Associação Mineira de Supermercados (Amis) Márcio Roberto de Oliveira destaca que é necessário a participação da população. “Há cinco anos, quando estava na presidência da Associação Comercial, fui cobrado pela Câmara Municipal, por órgãos ambientais, e até por muitas pessoas da população, a incentivar esta ação entre os empresários, e iniciamos o projeto com um pequeno grupo de supermercadistas. Hoje tenho a alegria de ver todas as lojas da cidade comprando esta ideia. O que precisamos é que os consumidores entendam a necessidade urgente de trocarmos as sacolinhas por sacolas retornáveis, dando todos nós a contribuição para uma iniciativa que pode ser exemplo para todo país”, diz ele.
Os empresários Wilson Silva e Arnaldo Colombo também explicaram que de início será uma limitação de sacolas, com tendência de acabar com elas o mais rápido possível. “Em grandes capitais isso já deu certo e queremos copiar também os países ambientalmente corretos, que já não adotam as sacolas há muitos anos. Vamos substituir sacolas de plástico por retornáveis e esperamos uma compreensão de toda população, principalmente pela questão de que uma sacola leva dezenas de anos para se decompor na natureza, e porque é uma tendência mundial e já existem inúmeras cidades no Brasil que adotaram este projeto”, explicam.
Concurso
Para acompanhar a campanha foi realizado um concurso de desenhos, que contou com a participação de todos os supermercados da cidade. O vencedor foi o garoto Jorge Batista e seu desenho será impresso em todas as sacolas retornáveis.