Alternativa
Qual o motivo do Brasil estar tão vulnerável aos preços do petróleo se tem uma alternativa importante em relação a abastecimento, que é o etanol? O motivo é muito simples, mesmo com um programa de abastecimento nacional do etanol e de uma produção grande do combustível não temos uma política para que a alternativa beneficie o consumidor.
O Proálcool (Programa Nacional do Álcool) foi criado há quase 50 anos e permitiu que o Brasil se saísse melhor que outros países nas crises mundiais anteriores. Mas o programa entrava em crise nos períodos em que o petróleo caía muito de preço. Desta vez, estamos diante de uma crise muito mais séria e que não deve se resolver a curto prazo. E mais uma vez a nossa opção continua frágil e com dificuldade para superar.
Precisamos retomar o Proálcool, obviamente com novo formato, para que o mesmo não tenha que oscilar conforme as crises mundiais. Ele poderá ser não apenas uma grande saída para o Brasil: poderíamos, inclusive, dar um exemplo para o mundo ao utilizar uma alternativa mais barata e muito menos agressiva ao meio ambiente. Mas se depender da política e da história recente vamos continuar a ter um produto viável, sustentável, mas sem o custo benefício que esperamos dele.