Mais de 3,5 mil poços-caldenses precisam regularizar o título de eleitor
Poços de Caldas, MG – O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE) está chamando
1 milhão e 200 mil eleitores para regularizarem o título ou revisar a biometria onde ela é obrigatória. Os dados são de 22 de março deste ano.
Neste universo estão 3.649 poços-caldenses, de acordo com informações do Cartório Eleitoral local.
“A maior parte dos eleitores que estão sendo convocados pelo TRE, 776 mil, é de pessoas que não fizeram a revisão onde a biometria era obrigatória [259 municípios]. Poços de Caldas não tem este tipo de título cancelado porque aqui ainda não tivemos a revisão obrigatória de todo o eleitorado do município. Então, o que temos aqui são títulos cancelados porque o eleitor não votou ou não justificou em três eleições consecutivas. Em sua grande maioria são eleitores que se encontram fora do país. Portanto, Poços tem 3.649 eleitores com o título cancelado e que, se não conseguirem regularizar até o dia 4 de maio, não poderão votar este ano”, explica o chefe do Cartório Eleitoral em Poços Antônio Carlos de Sousa Pereira.
O principal motivo de cancelado do documento eleitoral, além da biometria, é ausência de voto e de justificativa em três eleições consecutivas.
4 de maio
O cadastro eleitoral fecha em 4 de maio e eleitoras e eleitores mineiros que estão com o título cancelado têm que solicitar a regularização até essa data para poderem votar nas Eleições 2022. O prazo é o mesmo para quem quer solicitar a 1ª via, transferência do título ou atualização de dados cadastrais.
Quem não solicitar a regularização, além de não poder votar permanece sem quitação eleitoral e fica sujeito a restrições previstas em lei, tais como o impedimento de solicitar documento de identidade ou passaporte, tomar posse em cargo público e fazer matrícula em instituição oficial de ensino.
Como regularizar o título de eleitor
A regularização pode ser solicitada de forma simples e rápida, pelo sistema Título Net, no site do TRE. Antes de iniciar o requerimento, a pessoa deve consultar se tem algum débito com a Justiça Eleitoral. Havendo pendências, basta fazer o pagamento da multa por boleto, PIX ou cartão de crédito.
Depois, é só preencher corretamente os dados solicitados e anexar os seguintes documentos: frente e verso de um documento oficial de identidade, selfie segurando o documento ao lado do rosto, comprovante atual de endereço, comprovante de quitação do serviço militar (para pessoas do sexo masculino que solicitarem atendimento no ano em que completam 19 anos).
Ao terminar de preencher o formulário, o eleitor receberá um e-mail com um número de protocolo, que poderá ser usado para acompanhar o processamento do pedido no sistema de acompanhamento do Título Net. O prazo para conclusão do atendimento vai depender do volume de pedidos recebidos pelo cartório responsável por cada município ou região.
Um lembrete muito importante é que o eleitor que solicitar atendimento pelo Título Net não receberá via impressa do título em casa. Quando o pedido de atendimento tiver sido concluído, é só baixar o aplicativo e-Título no celular para consultar os dados da inscrição eleitoral e local de votação.
(com informações do TRE)