Untitled-1

Sobrecarga de trabalho na pandemia afetou mais os negócios de mulheres

Data da Publicação:

25/03/2022

Brasília, DF – O Brasil perdeu, no último ano, um milhão de empreendedores, em relação a 2020, quando começou a pandemia. Somando os dois anos de restrições para conter o avanço das contaminações, foram mais de onze milhões a menos. O impacto foi sentido, principalmente entre jovens e as mulheres. É o que aponta a Pesquisa Global de Empreendedorismo, divulgada nesta quinta-feira (24), pelo Sebrae.
Segundo o presidente da entidade, Carlos Melles, esse impacto aconteceu mesmo com as iniciativas de apoio às microempreendedoras, a exemplo do programa “Sebrae Delas”. Melles atribui a redução das mulheres com o próprio negócio ao excesso de carga, durante a pandemia.
Os dados apontam que 43 milhões de brasileiros empreendendo no ano passado, correspondem a pouco mais de 30% da população adulta, brasileira, a menor taxa total, do país, nos últimos nove anos.
O estudo foi realizado em cerca de cinquenta países, durante o ano passado. Apesar da redução no número absoluto, o número de empreendedores brasileiros à frente de um negócio com mais de três anos e meio – chamados estabelecidos – cresceu para quase 10%, em 2021: uma das poucas taxas positivas, no levantamento.
Outro dado de destaque é a porcentagem de pessoas que abriram um negócio por necessidade: no total do país, quase 49% era de pessoas que abriram um negócio, no ano passado. Enquanto isso, no ano anterior passava dos 50 por cento. Mesmo com a rápida redução, esse foi o terceiro maior índice registrado. O Brasil encerrou 2021 com 12 milhões de desempregados. Isso também gerou a necessidade de as pessoas buscarem alternativas de sobrevivência. No entanto, Carlos Melles destaca que quem quer seguir com o próprio negócio precisa se formalizar, para adquirir garantias trabalhistas.
Entre os que empreendedores em fase inicial, a queda de 21% foi registrada, principalmente, entre os jovens e as mulheres. Do total de pessoas que abriram um negócio há menos de três anos e meio – os chamados iniciais – 57% ganham menos de três salários mínimos.
A pesquisa global estima que, existem 43 milhões de adultos com um negócio formal ou informal, ou que fizeram alguma ação em 2021, buscando abrir um negócio no futuro. Em 2020, eram 44 milhões. E em 2019, ainda sem pandemia, o Brasil possuía mais de 53 milhões de empreendedores.

Leia Também

Foto: Divulgação

A filosofia como enfrentamento das questões tecnológicas

Poços de Caldas, MG - No último dia 12 de abril, o professor e filósofo ANTÔNIO FLORENTINO NETO* ministrou novo módulo do Curso de Filosofia realizado em Poços de Caldas, no espaço ARTE ZIRIGUIDUM. A matéria de enfrentamento do curso…
Foto: Divulgação

Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros, revela pesquisa da Serasa

Poços de Caldas, MG - O ritual cristão de celebrar o domingo de Páscoa com ovos e chocolates está sendo alterado na casa de 38% dos consumidores, conforme mostra uma pesquisa especial produzida pela Serasa, para avaliar impactos do momento…
Foto: Divulgação

Minas Gerais lança duas novas rotas turísticas durante a WTM Latin America

Poços de Caldas, MG - Duas novas rotas turísticas: Vulcânica e Caparaó Mineiro, foram lançadas nos dias 14 e 15 de abril, respectivamente, durante a WTM Latin America, em São Paulo. Os novos produtos estão ancorados na vocação cafeeira de…
Foto: Divulgação

Campanha de vacinação de bovinos começa em maio em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, inicia no dia 5 de maio a Campanha de Vacinação de Bovinos 2025, com término previsto para 10 de junho.…
Foto: Divulgação

Fearpo funciona de sexta a segunda no feriadão

Poços de Caldas, MG - A tradicional Feira de Artes e Artesanato de Poços de Caldas, a Fearpo, da Praça Dom Pedro II vai ter horário ampliado durante o feriadão da Semana Santa e Tiradentes. A feira pode ser conferida…
foto: divulgação

“Receita Sem Dúvida” esclarece os serviços e atividades da Receita Federal

Poços de Caldas, MG - A proposta dessa coluna é esclarecer as principais dúvidas da população sobre os serviços e atividades da Receita Federal. A Receita Federal do Brasil promove a conscientização da importância socioeconômica dos tributos para a sociedade…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!