Corrida
A corrida eleitoral para o governo de Minas já começou. O governador Romeu Zema parece firme no propósito de disputar uma reeleição e, ontem, o seu principal rival, Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte, deixou o cargo para entrar na pré-campanha para o governo do Estado.
Kalil sai da prefeitura da capital com prestígio, foi reeleito com folga para o cargo e mostrou habilidade política para cacifar apoios importantes e vai para a “briga” com potencial para enfrentar o governo de Zema. À frente da PBH conseguiu mostrar firmeza principalmente na época dura da pandemia. Teve, como também o governador, um desafio enorme, que foi tomar medidas duras em relação ao combate à covid.
O outro lado é que o governador Zema mostrou competência na administração pública. Empresário de sucesso, ele pegou um Estado falido e com muitas dívidas e foi contornando os desafios e hoje está numa situação mais cômoda e com o caixa controlado. Fez um caminho mais empresarial na sua gestão do que político e parece que está dando certo. É um forte candidato a permanecer no cargo.
Teremos outros nomes na disputa pelo governo, mas parece que o embate será travado mesmo entre estes dois.