Comitê anuncia fim do uso de máscaras em locais fechados em Poços
Poços de Caldas, MG – Uma Resolução publicada no Diário Oficial do Município pelo Comitê Municipal Gestor da Covid-19 desobriga o poços-caldense de usar máscaras em locais fechados a partir desta sexta-feira (1).
“O uso de máscara de proteção individual, cobrindo boca e nariz, passa a ser facultativo, em ambiente fechado, cabendo a cada cidadão ou responsável legal dispor sobre a sua utilização”, diz a publicação.
Há a recomendação para a manutenção da utilização de máscara para idosos, indivíduos que possuam comorbidades ou doenças imunossuprimidas ou que não estejam com o esquema vacinal completo.
O decreto não se aplica para aqueles que apresentem sintomas gripais ou que estejam contaminados pela covid-19.
Onde ainda precisa usar
Ainda segue obrigatório o uso de máscaras nas seguintes atividades: transporte público e escolar, serviços de saúde, tais como clínicas e consultórios médicos, farmácias, laboratórios, hospitais, ambulatórios, postos de saúde e unidades de pronto atendimento, unidades escolares, assim entendidas como ensino extracurricular, ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, ensino especial e superior.
Justificativa
Para a Resolução que desobriga o uso de máscaras foram citadas algumas justificativas, tais como o estado atual da pandemia, a situação epidemiológica do município, o número de leitos de UTI disponíveis na rede hospitalar pública e privada, os estudos quanto à disseminação e contágio pela covid-19, a cobertura vacinal.
Minas Gerais
O uso de máscaras de proteção à covid-19 deve deixar de ser obrigatório em locais fechados em Minas Gerais a partir de 1 de maio. Em coletiva realizada nesta sexta-feira (1), em Belo Horizonte, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, falou que a flexibilização do uso do equipamento valerá se a tendência de casos da doença continuar em queda.
“Estamos num momento de queda no número de casos de covid-19 em Minas, de avanço na vacinação infantil e também de ampliação da segunda dose de reforço, que a partir deste sábado (2), abrangerá as pessoas maiores de 70 anos. A partir da tendência de evolução positiva do cenário, nossa expectativa é a de que, a partir de 1 de maio, o uso de máscaras em ambientes fechados seja desobrigado em todo o Estado, independente da cobertura vacinal alcançada individualmente em cada município”, afirmou Baccheretti.
Vale destacar que a decisão de liberação ou não das máscaras cabe a cada município. O Estado apenas faz a recomendação.
Ainda de acordo com o secretário, dentro do critério de cobertura vacinal, atualmente 151 municípios mineiros já apresentam condições de fazer essa flexibilização. “Dia 10 de março, apenas quatro municípios apresentavam 70% da população vacinada com a dose de reforço e, hoje, são 151 municípios que alcançaram essa cobertura. Outros 166 já estão entre 60% e 70%. Lembramos que cabe às gestões municipais a decisão de adotar ou não a medida”, disse.