Conta de luz sem taxa extra vai beneficiar 82 mil consumidores em Poços
Poços de Caldas, MG – Da redação – A notícia da antecipação do fim da bandeira tarifária escassez hídrica para 15 de abril vai dar um alívio nas contas mensais dos brasileiros. Em Poços de Caldas, serão 82 mil unidades consumidoras, entre residenciais e comerciais, que deixarão de pagar R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Isso segundo dados do Departamento Municipal de Eletricidade (DME) de fevereiro de 2022.
De acordo com o Ministério das Minas e Energia, o retorno da bandeira verde resultará em uma redução média de cerca de 20% na conta de luz do consumidor residencial. E com a manutenção das atuais condições de chuva, a perspectiva é de bandeira verde até o final do ano.
Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o Governo Federal teve que tomar medidas excepcionais. Atualmente, com os reservatórios muito mais cheios que ano passado o risco de falta de energia foi afastado.
Reservatórios – Em Poços, as represas do cipó e Bortolan iniciaram o mês de abril com nível máximo de volume útil. Cipó 103,47% e Bortolan (102,10%). No mesmo período do ano passado os dois reservatórios registravam negatividade no volume de água.
No país, a grande ocorrência de chuvas permitiu a redução das termelétricas ligadas. O reservatório da usina de Furnas terminou março acima de 80% do volume útil. E o Ministério divulgou que foi retomada a operação da hidrovia Tietê-Paraná.
(Com informações
do Ministério das
Minas e Energia)