parla_8

Alunos do Parlamento Jovem participam de oficinas sobre o “Papel do vereador” e “Como tramita uma lei”

Data da Publicação:

08/04/2022

Poços de Caldas, MG -As últimas sextas-feiras foram marcadas pela realização de oficinas de formação política para alunos de Poços que participam do Parlamento Jovem de Minas. Nos dias 25 de março e 01 de abril, os encontros trataram dos temas “Papel do vereador” e “Como tramita uma lei”, conteúdos abordados pela diretora da Escola do Legislativo da Câmara e coordenadora do PJ no município Tais Ferreira.
As oficinas de formação política têm como objetivo preparar os alunos para a fase de elaboração de propostas sobre o tema da edição 2022, que é Saúde Mental do Jovem. Tais Ferreira comentou sobre o engajamento dos estudantes nesse ano. “Vejo que eles estão muito entusiasmados com o projeto e, por isso, participam com perguntas e comentários em nossos encontros. Isto é ótimo, pois já vão se familiarizando com outra importante finalidade do projeto, o debate e a exposição de ideais. Na próxima fase do projeto, é importante que os estudantes lancem seu olhar para além do que será exposto nas oficinas e já comecem a fazer o levantamento de demandas para a elaboração das propostas sobre o tema”, destacou.
A coordenadora do PJ falou, ainda, sobre uma característica da turma de 2022 do Parlamento Jovem: “Este ano há poucos participantes ‘veteranos’ de outras edições do PJ e percebo que para a maioria dos estudantes os assuntos abordados nas oficinas são uma novidade e geram muitas dúvidas. Mas, pouco a pouco eles vão se familiarizando sobre os temas estudados na formação política”.
Rafaela Ramos, aluna do segundo ano do ensino médio da Escola Profissional Dom Bosco, se mostrou contente por participar desta edição do PJ Minas. “Eu nunca tive a experiência de participar de algo assim e esperava que fosse incrível. Não me decepcionei, realmente está sendo uma ótima experiência, principalmente a oficina passada, quando tivemos que falar do papel do vereador. Além disso, outra parte legal do PJ está sendo socializar com as pessoas das outras escolas, conhecer mais gente com o mesmo interesse pelo projeto”, comentou. Rafaela destacou, também, que passou a gostar de política, assunto antes desinteressante para ela, por conta do Parlamento Jovem.
Nesta sexta-feira (08), acontece a última oficina de formação política, que vai discutir o tema “Leis Orçamentárias”. Depois dessa fase, têm início as oficinas de formação temática, quando será realizado o diagnóstico local, com o levantamento de demandas da comunidade e a elaboração de propostas para a Plenária Municipal. Na Plenária, os estudantes escolhem os representantes para a etapa microrregional, sugerem um tema para a próxima edição do PJ, que será votado na fase estadual, e votam as propostas sobre a Saúde Mental do Jovem. As propostas aprovadas são encaminhadas aos vereadores, que fazem o encaminhamento em âmbito municipal.
Saúde Mental do Jove – O tema do PJ em 2022 é Saúde Mental do Jovem, dividido nos subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; Uso saudável das novas tecnologias.
Fazem parte do projeto neste ano as seguintes instituições: Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão. Neste ano, Poços de Caldas coordena o Polo Sudoeste, que é formado também pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso. Informações e notícias sobre o projeto estão disponíveis no Portal e redes sociais da Câmara de Poços.

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!