Observatório Astronômico está abandonado à espera de reformas
Poços de Caldas, MG – Há 13 anos uma parceria entre prefeitura e Universidade Federal de Alfenas (Unifal), campus Poços de Caldas, está guardada em papéis, projetos, reuniões e equipamentos para recuperar o imóvel que abriga o Observatório Astronômico localizado no alto da serra São Domingos. A intenção seria reformar para realizar atividades pedagógicas e científicas, assim como incrementar o turismo.
Porém, o observatório está abandonado, em péssimas condições, a estrutura vem sendo danificada e exposta a intempéries e o local já foi alvo de invasões.
Unifal
O físico e professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifal Cássius Anderson Miquele de Melo tem buscado, junto com colegas especialistas, a utilização do observatório desde 2009, época em que chegou a Poços para atuar na universidade. Ele conta resumidamente a batalha que trava desde então.
“Em janeiro 2009, quando me mudei para Poços de Caldas para ajudar a fundar o novo campus da Unifal, fiquei sabendo da existência de um observatório astronômico que estava desativado, que pertencia à prefeitura. Ao longo desses anos, encontrei-me com prefeitos e secretários, houve elaboração de projetos e planos, mas não foi possível colocá-los em prática. Conheci um grupo de astrônomos amadores da cidade chamado Ômega Centauro e através dele encontrei um dos proponentes originais da construção do observatório, Marco Antônio Gobatto. Com ele conheci a história da proposta de construir o observatório que seria inaugurado com a observação do cometa Halley em 1986 e que o projeto tinha tido apoio da Alcoa para a construção do prédio. Porém, também não houve continuidade. Submeti alguns projetos meus em editais específicos para divulgação científica, eles foram aprovados pelas agências de fomento e os equipamentos foram comprados. Ainda assim, esbarrava-se sempre na falta de recursos públicos municipais e a reforma do observatório foi sendo adiada. Como precisávamos implementar também as bolsas para os alunos, nos juntamos ao grupo Ômega Centauro e começamos a realizar uma série de atividades de observação do céu em escolas, casas de amparo a idosos e até na Autarquia de Ensino de Passos. Para não deixar os equipamentos parados, organizamos por vários anos um evento chamado Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Shopping Poços de Caldas, onde os principais equipamentos eram montados e os visitantes podiam ter uma experiência de como seria o observatório em pleno funcionamento. Passaram-se os anos, outras reuniões foram feitas, houve, inclusive, uma emenda de um deputado local, já em 2014, mas os projetos e plantas foram sendo reduzidos e novamente tudo adiado. Temos na Unifal cerca de 700 mil em equipamentos que são utilizados apenas quando possível. Hoje eu preciso responder à Fapemig, agência financiadora, o porquê de os espaços não estarem funcionando, mesmo com os equipamentos adquiridos, e me encontro impedido de fazer novos projetos com essa agência até a regularização”.
Benefícios
Segundo o professor Cassius, seriam inúmeros os benefícios do funcionamento do observatório astronômico. ““As escolas poderiam ter um novo espaço de aprendizagem dinâmico, lúdico e em conformidade com modernas tendências mundiais. Os professores de ensino fundamental e médio teriam um novo local para realizar práticas experimentais e também fazerem cursos de capacitação. A cidade revitalizaria um dos seus maiores pontos turísticos, contando também com novas atrações. A economia se beneficiaria com o aporte do chamado ‘turismo educacional’. A universidade ganharia novos espaços para colocar em prática o que os alunos aprendem nos cursos de graduação e para o desenvolvimento de pesquisas ligadas, principalmente, ao ensino. Em suma, é o tipo de projeto em que é difícil pensar quem poderia perder”, pontua ele.
Turismo
O secretário de Turismo Ricardo Oliveira diz que há encaminhamentos para a reativação do observatório, incluindo uma parceria com a Autarquia Municipal.
“Estamos trabalhando na possível reativação do observatório, estamos conversando, Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação, Autarquia e Unifal para ver a melhor viabilidade de reativação do espaço, considerando que a Unifal tem alguns equipamentos que, assim que nós reformarmos, já podemos começar a utilizar. Estamos vendo a parte jurídica de uma parceria da Autarquia para com a Unifal. Está neste processo ainda, mas estamos com a meta sim de botar para funcionar este projeto. Queremos avançar neste processo jurídico de entender a melhor forma de parceria”, comenta o secretário.
Requerimento
A Secretaria Municipal de Governo, em resposta ao um requerimento sobre o assunto do vereador Wellington Alber Guimarães, também cita a Unifal e os equipamentos já adquiridos e a falta de recursos da prefeitura.
O vereador pergunta qual seria o plano ou projeto para o local ser reaberto e se existe algum estudo para tornar o observatório mais um ponto turístico do nosso município.
“O Executivo Municipal tem como objetivo a reativação do Observatório Astronômico, como demonstrado no Plano de Governo. Existe o interesse em firmar parceria com a Unifal, campus Poços de Caldas, para a reativação daquele espaço, principalmente devido ao fato de a universidade possuir os equipamentos necessários para o funcionamento técnico do local. Entretanto, a falta de recursos financeiros municipais para a reforma da infraestrutura do imóvel tem inviabilizado a concretização da parceria. Cabe informar que a Secretaria Municipal de Turismo possui, desde 2015, projeto básico para reforma do imóvel, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, com estimativa de custo atualizada pela Secretaria de Obras em julho de 2021 (em torno de R$ 270 mil). Ao longo de 2021 houve reuniões entre prefeitura, Autarquia Municipal de Ensino e Unifal, objetivando constituir uma parceria entre os entes para viabilizar os recursos financeiros e a operacionalização do projeto”, diz o documento enviado à Câmara.
Delma Maiochi
delmaiochi@hotmail.com
Foto: Paulo Vitor de Campos / Mantiqueira