Pandemia se aproxima do melhor período já vivido, mas há riscos
Poços de Caldas, MG – A pandemia continua recuando. “No sul de Minas Gerais, nos aproximamos de indicadores do mês de dezembro de 2021, que foi o período com o melhor nível de novos casos, internações e óbitos. Em internações estamos melhores. Em óbitos, chegamos à mesma situação. Em novos casos, o sul mineiro ainda se encontra acima do que foi em dezembro de 2021, com uma média de 82 novos registros por dia, contra 60 em dezembro passado”, contam os pesquisadores do Boletim InfoCovid, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).
E eles alertam para três riscos. “O primeiro e imediato é passarmos pelos feriados de Páscoa e carnaval sem uma reescalada de casos. Esse risco pode ser pequeno, pois, apesar da vacinação com dose de reforço precisar avançar mais, o grande número de casos provocados pela ômicron recentemente, aliado à vacinação, colaborou para a imunidade coletiva. Porém, a imunidade só pela doença é de menor duração. Daí, temos o segundo risco de, se não avançarmos na dose de reforço, chegarmos ao período mais frio do ano menos protegidos e sob ameaça de surtos. Isso pode representar o terceiro nível de risco, que é, além de surtos, o surgimento de variante mais transmissível e resistente às atuais vacinas”. Hoje no Brasil esse risco está diminuído, mas vivemos uma pandemia e, a depender da evolução de novos casos pelo mundo, podemos colocar novas variantes em circulação.
Sul de Minas
Na região sul de Minas, o Boletim registrou a tendência da média móvel de sete dias, iniciando a semana epidemiológica em 18 de abril. Em novos casos, houve queda em todas as Regionais de Saúde, com média móvel em 82 (anterior = 118). Em novas internações, queda em todas as Regionais, com média móvel de 0,0 (anterior = -0,7). Em novos óbitos, o sul também apresentou queda em todas as Regionais, com média móvel de 1 (anterior = 1).
Municípios
Nos municípios mais populosos do sul de Minas, Varginha e Três Corações apresentaram estabilidade de novos casos; os demais com queda. Em novas internações, houve queda. Em novos óbitos, todos os municípios apresentaram tendência de queda. Entre as cidades que possuem campus da Unifal (Alfenas, Varginha e Poços de caldas), Alfenas apresentou maior risco de contágio na última semana epidemiológica.