Os brasileiros têm motivo para ficar otimistas nestes dias conturbados? Se depender de analistas, sim. Uma série de dados positivos, como alta nas vendas do varejo, aumento no preço das commodities e liberação do FGTS, tem levado bancos, consultorias e instituições, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a revisar para cima a previsão de crescimento da economia brasileira neste ano.
Isso mesmo, a alta no preço das commodities pressiona a economia, sobretudo a da Europa, mas dá algum fôlego para países exportadores de grãos como o Brasil.
As exportações brasileiras do agronegócio tiveram o maior valor para o mês março da história, a US$ 14,53 bilhões, alta de 29,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O principal motivo foi o aumento de 27,6% nos preços praticados, segundo o Ministério da Agricultura.
No mercado interno, as vendas no varejo em fevereiro, por exemplo, tiveram alta de 1,1%, de acordo com o IBGE, acima das expectativas do mercado.
Estes números compõem a cesta de boas notícias da semana e dá um fôlego aos índices negativos que se acumularam ao longo deste período de pandemia.