Belo Horizonte, MG – Os empresários mineiros que atuam no comércio varejista estão otimistas para as vendas do Dia das Mães. Segundo o levantamento “Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães 2022”, desenvolvido pela área de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), a data deve afetar 61,3% das empresas do setor. Entre os impactados, 85,9% acreditam que as vendas neste ano serão melhores que as do ano passado.
Trata-se da segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista, perdendo apenas para o Natal. Segundo a economista da Fecomércio MG Gabriela Martins, a data destaca-se pelo forte apelo emocional e comercial. “A tradição de homenagear as mães nesse período é o principal fator responsável pelos bons resultados que geralmente são observados pelos empresários do setor. A expectativa é que a data reforce a tendência de retomada da economia após o abrandamento da pandemia”, analisa a especialista.
Gabriela ressalta ainda que o impacto deve ir além das atividades direcionadas ao público feminino. “O segmento mais afetado deve ser o de livros, jornais, revistas e papelaria. 80% dos empresários que atuam nessa área estão na expectativa para aumento das vendas. A pesquisa também aponta para os setores de tecidos, vestuário e calçados, móveis e eletrodomésticos, supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, artigos de uso pessoal e doméstico, entre outros”, avalia a especialista.
Segundo a pesquisa, o valor afetivo da data foi apontado por 53,7% como o principal motivo para esse aumento das vendas. Outro fator importante na visão dos empresários é o abrandamento da pandemia, mencionado por 26,6% dos participantes. Somente 6,4% dos empresários acreditam que as vendas este ano devem ser inferiores às de 2021. Valores altos dos produtos e a crise econômica são os principais motivos mencionados.
Sobre a expectativa de arrecadação, 47% dos empresários afirmam esperar que o consumidor gaste, em média, um valor de até R$100 em compras, majoritariamente, feitas com pagamentos parcelados no cartão de crédito. Esse impacto deve começar a ser sentido nas vésperas do segundo domingo de maio. Para 88% dos empresários, os consumidores devem comprar os presentes na semana do Dia das Mães.