Vereador Paulista pede audiência pública sobre violência escolar

Poços de Caldas, MG – O vereador Wellington Alber Guimarães, o Paulista, está pedindo a realização de audiência pública para tratar do tema “Políticas Públicas Contra a Violência Escolar no Município de Poços de Caldas”. Ele vem recebendo diversas queixas de pais de alunos com a situação que está se tornando cada vez mais preocupante. São relatos de brigas nos entornos das escolas e algumas começam até mesmo dentro dos estabelecimentos de ensino. O requerimento 589/2022 apresentado pelo vereador salienta que existem diversos tipos de violências nas escolas e isso acaba afastando muitos alunos das salas de aula.

Confira o documento na íntegra

“A violência é hoje uma das principais preocupações da sociedade, atingindo a vida e a integridade física das pessoas. É um produto de modelos de desenvolvimento que tem suas raízes na história. A definição de violência se faz necessária para uma maior compreensão da violência escolar. É uma transgressão da ordem e das regras da vida em sociedade. É o atentado direto, físico contra a pessoa cuja vida, saúde e integridade física ou liberdade individual correm perigo a partir da ação de outros.

São inúmeros os fatores que podem levar uma criança ou um adolescente a um ato delitivo. A desigualdade social é um dos fatores que levam um jovem a cometer atos violentos. A situação de carência absoluta de condições básicas de sobrevivência tende a embrutecer os indivíduos.

A violência escolar é um fenômeno preocupante no Brasil, tem-se agregado e assumido diversas formas nas escolas, fazendo-se necessária uma investigação das perspectivas sociais, políticas e psicológicas, para que se possa ampliar a compreensão e fazer-se uso do pensamento crítico sobre essas questões.

 A escola é vista como um centro de formação intelectual, de desenvolvimento e aprendizagem, um espaço constituído por segurança e proteção. Entretanto, atualmente, situações de violência e desrespeito nas instituições ganham cada vez mais destaque nas mídias e pesquisas.

As agressões nem sempre são físicas, casos de violência psicológica são bem mais comuns e menosprezados pois, constantemente, são julgados como brincadeira. O índice de violência nas escolas é alarmante, em 2019, 81% dos estudantes e 90% dos professores souberam de casos de violência em suas escolas estaduais no último ano. Ocorrências mais frequentes de violência nas escolas estaduais envolveram bullying, agressão verbal, agressão física e vandalismo. Consequentemente, fazendo com que seja criada uma atmosfera de medo e vulnerabilidade, tanto para professores quanto para alunos. Vítimas presentes nesse índice são propensas a desenvolverem problemas sérios de saúde (tanto físicos quanto mentais), abandono escolar, evasão e ensino-aprendizagem negativos, são alguns dos problemas que podem ser decorrentes à violência. 

Quando ocorrem situações externas, em que o estudante foi vítima, ele tem grandes chances de se tornar o agressor em uma próxima oportunidade ao causar o mesmo sofrimento que lhe foi ocasionado. De qualquer forma, tudo afeta, em grande escala, o desenvolvimento do aluno. A instituição de ensino, juntamente à comunidade escolar, necessita repensar seus papéis e proporem estratégias para minimizarem a violência encontrada em ambientes escolares. Buscar a compreensão e a presença do poder público para uma melhor infraestrutura e criação de novas metodologias para que o professor possa estimular e auxiliar o aluno a ansiar por conhecimento e a se desenvolver. 

Tudo isso, com constante parceria aos profissionais psicossociais, sendo eles, psicólogos, psicopedagogos e/ou psiquiatras, para que assim, alcancem a educação por meio da paz, baseada em respeito mútuo, onde ninguém se sinta coagido no ambiente que deve ser de acolhimento. Considerando a necessidade de um amplo debate entre as partes, sempre buscando soluções efetivas e necessárias como forma de politicas públicas, o vereador signatário propões a realização referida Audiência Pública como forma de trazer esta importante discussão para a sociedade”

 

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