Comitê determina que uso de máscara passa a ser facultativo
Da redação
Poços de Caldas, MG – O Comitê Municipal Gestor do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus publicou Resolução nesta sexta-feira (29) determinando a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos ou fechados.
“O uso de máscara de proteção individual, cobrindo boca e nariz, passa a ser facultativo, em ambiente aberto e fechado, cabendo a cada cidadão ou responsável legal dispor sobre a sua utilização. Recomenda-se a manutenção da utilização de máscara de proteção individual, cobrindo boca e nariz, para idosos, indivíduos que possuam comorbidades ou doenças imunossuprimidas ou que não estejam com o esquema vacinal completo”, diz a Resolução.
A justificativa do Comitê é o estado atual da pandemia, com números baixos, praticamente sem ocupação de leitos de UTI e a cobertura vacinal.
A utilização da proteção facial continua obrigatória para quem apresenta sintomas gripais ou que esteja contaminado pela covid-19, bem como, para as atividades econômicas cujo uso seja obrigatório em função de normativa sanitária, ambiental, trabalhista e/ou outros.
Entretanto, as empresas poderão redigir normativas próprias, a fim de promover a manutenção da utilização de máscara no ambiente de trabalho, voltadas aos colaboradores.