Dia de Santa Cruz é celebrado na programação da Festa de São Benedito
Poços de Caldas, MG – Primeira grande manifestação da programação cultural da Festa de São Benedito, o Dia de Santa Cruz é celebrado em 3 de maio. Depois de dois anos sem a presença de público, a cerimônia de abertura da capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo Santa Cruz, no bairro dos Funcionários (rua Cirilo Silva, s/n), será realizada nesta terça-feira (3), às 19h.
Os Ternos de Congos farão a cerimônia com a tradicional bênção dos mastros, seguindo em cortejo até a capela de São Benedito, onde os mastros serão hasteados sob queima de fogos silenciosos, de acordo com a legislação vigente.
“As Congadas vão fazer suas orações na capelinha de Santa Cruz. Os mastros sempre saem de lá. Cada Congada canta uma música e faz a sua oração, suas preces e agradecimentos”, explica a presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Lilia Clementino. “Depois, sairemos em cortejo, passando na igreja matriz para pegar a imagem de Nossa Senhora do Rosário e seguindo para a capela de São Benedito”, conta.
Dia de Santa Cruz
Tradição de fé, especialmente em Minas Gerais, o Dia de Santa Cruz remonta à data em que a cruz de Cristo teria sido encontrada. Em diversos municípios mineiros, a herança cultural de enfeitar as cruzes permanece, especialmente nas cidades históricas.
“O dia 3 é uma data simbólica com grande tradição em cidades de Minas Gerais e é uma referência ao dia que teria sido encontrada a cruz de Cristo. É um dia para se pedir boas energias, quando se enfeitam as cruzes em lugares altos das cidades com flores, fitas e laços nessa reverência à cruz. Em Poços, o que temos de história é que a tradição foi trazida para a cidade pela dona Orlanda da Conceição, capitã do Terno de Congo São Jerônimo e Santa Bárbara, que trouxe das raízes da sua família e passou a fazer essa celebração também aqui”, conta o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
A capela
No ano de 1895, Fernandes José Lopes pediu autorização para construir uma igreja dedicada à Santa Cruz no morro onde, tradicionalmente, havia peregrinações religiosas. A edificação seguiu uma tradição mineira e marcou o início de uma das mais significativas festas religiosas do município: a Festa de Santa Cruz, celebrada a 3 de maio pela Igreja Católica, mais tarde integrada à tradicional Festa de São Benedito.