Comércio de Poços espera aumento de vendas de até 5% no Dia das Mães
Delma Maiochi
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Poços de Caldas, MG – Está chegando a segunda melhor data comemorativa para o comércio de modo geral, o Dia das Mães. Celebrada no segundo domingo de maio, ela só perde para o Natal e destaca-se pelo forte apelo emocional e comercial. Os estabelecimentos se voltam para agradar o público feminino, destacando-se os setores de vestuário, calçados, adornos pessoais, decoração/lar, artigos do lar, perfumaria, celulares, entre outros. O Dia das Mães também abre probabilidades de negócios para a área de turismo de lazer e serviços em geral, que abrange restaurantes, institutos de beleza, organizações culturais, agências de viagens, rede hoteleira. Em Poços de Caldas não é diferente e as vitrines e anúncios se voltam para as comemorações da data.
Acia
O presidente da Associação Comercial Industrial e Agropecuária (Acia) Giovani Granato diz que a expectativa do comércio em geral para o Dia das Mães é muito boa. “Temos boas perspectivas para as vendas deste ano, com um crescimento de 3% a 5%. Já passou o momento mais difícil, podemos ter confraternizações de família, entre filhos e mães. Esta é a segunda data mais importante para o comércio e por isso temos uma boa expectativa para este ano”, pontua ele. Granato também observa que é importante fortalecer o comércio local.
“Vamos manter a ideia de comprar nas lojas físicas na cidade, onde é mais fácil fazer as trocas, se for o caso, resolver com mais facilidade as coisas. Prestigie o comércio de Poços de Caldas”, conclama o presidente da Acia. Ele ainda lembra que é um momento de poder abraçar e estar perto das mães, o que até pouco tempo não era possível, pois a pandemia impedia isso. “As restrições nos impediam de festejar, mas este ano podemos estar juntos e presentear as mães”, finaliza ele.
Fecomércio
Os empresários mineiros que atuam no comércio varejista estão otimistas para as vendas do Dia das Mães. Segundo o levantamento “Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães 2022”, desenvolvido pela área de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), a data deve afetar 61,3% das empresas do setor. Entre os impactados, 85,9% acreditam que as vendas neste ano serão melhores que as do ano passado.
Segundo a economista da Fecomércio MG Gabriela Martins, o impacto deve ir além das atividades direcionadas ao público feminino. “O segmento mais afetado deve ser o de livros, jornais, revistas e papelaria. 80% dos empresários que atuam nessa área estão na expectativa para aumento das vendas. A pesquisa também aponta para os setores de tecidos, vestuário e calçados, móveis e eletrodomésticos, supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, artigos de uso pessoal e doméstico, entre outros”, avalia a especialista.
Segundo a pesquisa, o valor afetivo da data foi apontado por 53,7% como o principal motivo para esse aumento das vendas. Outro fator importante na visão dos empresários é o abrandamento da pandemia, mencionado por 26,6% dos participantes. Somente 6,4% dos empresários acreditam que as vendas este ano devem ser inferiores à 2021. Valores altos dos produtos e a crise econômica são os principais motivos mencionados.
Sobre a expectativa de arrecadação, 47% dos empresários afirmam esperar que o consumidor gaste, em média, um valor de até R$100,00 em compras, majoritariamente, feitas com pagamentos parcelados no cartão de crédito. Esse impacto deve começar a ser sentido nas vésperas do segundo domingo de maio. Para 88% dos empresários, os consumidores devem comprar os presentes na semana do Dia das Mães.
Restaurantes: expectativa de 30% de aumento no faturamento do Dia das Mães
Poços de Caldas, MG – A Associação dos Bares e Restaurantes de Poços de Caldas (Abre) também se mostra otimista com o Dia das Mães. De acordo com a presidente Gina Remédio Carneiro, a data é boa para este segmento e a expectativa de faturamento é que seja 30% maior que o de 2021. Esta perspectiva tem respaldo em um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), abrangendo também o sul de Minas.
“Os filhos gostam de comemorar levando as mães para almoçar fora, é uma de nossas melhores datas. Ano passado ainda tínhamos muitas restrições por conta da covid-19. Tivemos um bom movimento, mas não conseguimos lucrar, aproveitar a data por conta disso. Muitas pessoas evitavam sair às ruas com medo da doença. Esse ano esperamos ter um aumento de 30% no movimento. Estamos numa crescente de vendas, não necessariamente de lucro, visto que a inflação corrói nosso lucro, entretanto, a expectativa é muito boa”, diz.
E ela finaliza com uma esperança. “Estamos desobrigados ao uso das máscaras, que nos castigaram durante esses dois anos, e esse Dia das Mães deverá ter um sabor de libertação”.