Untitled-9

Minas Gerais não prevê quarta onda de covid-19

Data da Publicação:

26/05/2022

Belo Horizonte, MG – Mesmo com o aumento do número de casos de covid-19 em algumas regiões do Estado, o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, informou que Minas Gerais não deverá passar pela quarta onda da doença, mas alertou, mais uma vez, sobre a importância da vacinação contra a doença. Durante coletiva realizada nesta quarta-feira (26), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, Baccheretti reforçou que a imunização é a estratégia mais eficaz para manter o controle da pandemia.
“A vacina é a principal arma contra a doença. É necessário que as pessoas se conscientizem sobre a importância de completar o esquema vacinal. Precisamos ampliar ainda mais a cobertura e a administração de doses de reforço, porque a imunização é a forma mais eficaz e segura de se restringir a circulação do vírus e reduzir o número de novos casos, de internações e de óbitos”, alertou o secretário.
Em Minas Gerais, até o momento, 17.885.652 pessoas acima de cinco anos de idade tomaram a primeira dose da vacina contra a covid e 16.600.859 tomaram a segunda dose e a dose única. Isso representa uma cobertura vacinal de 89% e 82%, para D1 e D2, respectivamente. A cobertura de primeira dose de reforço para as pessoas acima de 18 anos está em 57,33% e para a segunda dose de reforço em pessoas acima de 60 anos está em 21,79%.
Entre as crianças de 5 a 11 anos em Minas, segundo dados do sistema oficial do Ministério da Saúde, o OpenDataSUS, a cobertura vacinal está em 70% para primeira dose e 35% para segunda dose, em uma população estimada de 1.870.098 crianças.
“Cerca de 540 mil crianças não tomaram a segunda dose. Por isso é importante frisar, mais uma vez, que são necessárias duas doses de vacina para garantir a proteção contra a doença. Os pais que ainda não levaram suas crianças aos postos de saúde, devem fazer isso o quanto antes”, pediu o médico.

Cenário epidemiológico
Segundo o secretário, embora os números de casos novos de covid-19 tenham apresentado um leve aumento, não houve crescimento das taxas de internações e óbitos.
“A covid-19 possui agora uma característica sazonal. A pandemia está controlada. Porém, nesta época do ano, com a chegada do clima frio, é esperado o aumento de registros de doenças respiratórias em função da sazonalidade. Apesar do aumento de casos, não há um reflexo nos números de óbitos e nas taxas de internação”, explicou.
A SES-MG segue avaliando regionalmente os indicadores, tanto de casos novos, quanto de internações.

Leia Também

Foto: Divulgação

Maio Roxo: Saúde alerta para Doenças Inflamatórias Intestinais

Poços de Caldas, MG - A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas alerta a população sobre a campanha Maio Roxo, dedicada à conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Essas condições crônicas afetam o trato gastrointestinal, provocando inflamações…
Foto: Divulgação

Pacientes com fibromialgia terão manhã especial com atividades educativas e terapêuticas em Poços

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira (9), pacientes do SUS diagnosticados com fibromialgia participarão de uma manhã especial com palestras, rodas de conversa, massagens e café comunitário. O evento será realizado das 8h às 10h no Hospital Gilberto…
Foto: Divulgação

Poços lança Campanha Maio Laranja: todos contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Poços de Caldas, MG - A cidade de Poços de Caldas já está mobilizada na campanha “Maio Laranja”, iniciativa de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é atuar na conscientização, orientação, prevenção e combate…
Foto: Divulgação

Sindserv emite alerta sobre golpes via whatsapp usando falsa identidade de advogado do jurídico

Poços de Caldas, MG - O SINDSERV (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) alerta todos os servidores sobre uma tentativa de golpe que está sendo aplicada por criminosos por meio do WhatsApp. Os golpistas estão se passando pelo advogado do setor…
Foto: Divulgação

Rede da Igualdade Racial realiza primeira reunião

Poços de Caldas, MG - A Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas realizou sua primeira reunião, no último dia 28 de abril. O primeiro encontro aconteceu de forma remota para facilitar a participação dos integrantes. Lançada oficialmente no…
foto-gestores-educa-06-05-25

Gestores e supervisores escolares participam de evento sobre o Maio Laranja

Na última segunda-feira (5), no auditório do Centro Administrativo, coordenadores, gestores e supervisores escolares participaram de um importante evento em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando o…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!