regi_28

Dra. Regina cobra novamente o Executivo sobre a “indústria de multas de trânsito”

Data da Publicação:

27/05/2022

Poços de Caldas, MG – Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de terça-feira (24), a vereadora Dra. Regina apresentou um pedido de informações ao Executivo solicitando informações a respeito das multas de trânsito aplicadas aos motoristas na cidade. No requerimento, ela faz uma série de considerações, entre elas a de que a Constituição Federal garante ao cidadão a ampla defesa, incluindo recorrer de multas de trânsito, que podem ter sido aplicadas de forma injusta. E ressalta que antes de efetuar o pagamento da penalidade, o condutor dispõe de um prazo para envio de recurso. Chama a atenção também para o fato de que caso tenha efetuado o pagamento, ainda assim é possível protocolar este recurso desde que sejam respeitados os prazos concedidos pelos órgãos de trânsito competentes.
“Com a realização da audiência pública neste mês ainda não ficou claro o instrumento utilizado pelos agentes, que parece ser apenas pelo olhar, o que pode induzi-los a falhas, permanecendo a palavra do agente contra a do cidadão, o que não é o ideal”, alertou a vereadora em uma de suas falas durante a discussão do tema.
Dra. Regina também solicita um relatório completo com o número de multas aplicadas nos anos de 2020 até o mês de maio de 2022 com a especificação de quais foram os tipos de infrações, o valor arrecadado anualmente, quantos recursos foram apresentados, quantos acatados, quais os critérios utilizados e outras questões relativas às Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jari).

Contratos da Saúde
Durante a Sessão Ordinária, foi motivo de discussão o pedido de prorrogação de prazo para responder a um requerimento da vereadora Dra. Regina, também assinado por Douglas Souza, Luzia Martins e Roberto dos Santos, sobre os ajustes firmados pela Secretaria de Saúde com entidades privadas para contratação de profissionais da saúde, com recursos do SUS.
Dra. Regina considerou que o requerimento pedia vários documentos e informações, mas que se preocupava com a questão da prorrogação de prazo, já que a resposta poderia ajudar os trabalhos da CPI. Colocado em votação, o pedido de prorrogação foi rejeitado por 9 votos a 4. A parlamentar frisou que a transparência na gestão pública possibilita a fiscalização da Câmara, da sociedade, além de estender a participação popular na tomada de decisões. Sem contar o aspecto ético e legal sobre compartilhar dados públicos com a sociedade, administrar o poder público de forma transparente se mostra também uma atitude estratégica.

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!