Luzia Martins visita escola de educação especial no interior de São Paulo
Poços de Caldas, MG – Após visitar, recentemente, a Escola de Educação Especial Cáritas, na cidade de São José do Rio Pardo (SP), a vereadora Luzia Martins (PDT) defendeu uma maior atenção, por parte do Poder Executivo, com relação à inclusão no ensino municipal.
O Grupo Assistencial Cáritas foi fundado em 1981 com o objetivo de atender pessoas com deficiência. Em 1983, foi criada a Escola de Educação Especial Cáritas a fim de proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver suas potencialidades, sua autorrealização e a qualificação para o trabalho a partir de suas habilidades. Foi reconhecida pela Secretaria Estadual de Educação em 1991, mediante portaria do DOE.
A escola, com estrutura própria de 5.297 m², possui vários tipos de sala de aula adaptadas para os diversos atendimentos. Conta com piscina aquecida, quadra esportiva coberta, cozinha experimental, oficinas de arte e artesanato, salão de beleza, sala de música, sala de informática, biblioteca, brinquedoteca, espaço sensorial, reciclagem de materiais e horta. Além do ensino convencional, são oferecidos cursos e terapias gratuitas, tais como Equoterapia, Natação, Música e Culinária.
Luzia, que visitou a unidade educacional acompanhada da prof.ª Elenice Prado Lima, concursada da rede pública de Poços de Caldas, destacou os méritos da cidade paulista por ter uma instituição daquele porte. “O município possui pouco menos de 55 mil habitantes e conta com uma escola exemplar no que se refere ao ensino infantil, escolarização, atividades socioeducacionais e muito engajamento em estudos do espectro autista. O colégio oferece atendimento permanente, direto e gratuito a pessoas com deficiência há 40 anos. É uma escola referência para todas as instituições de ensino, não somente as especiais”, comentou.
A legisladora conversou com a fundadora do projeto e foi informada sobre os desafios existentes na manutenção de uma unidade deste porte. “Após a visita eu tive ainda mais certeza de que precisamos pensar mais nas políticas públicas e projetos que acolham e incentivem TODAS as crianças no contexto escolar. Acredito que os desafios são muitos e constantes estudos por meio de cursos e especializações devem ser oferecidos a todos os professores da rede pública. O que me chamou muito a atenção foi a dedicação e o amor dispensado às crianças”.
Luzia ressaltou, ainda, que é fundamental articular ações junto ao Executivo e cobrar mais investimentos para este segmento.