Fantasma
O mês de maio está terminando e ainda estamos convivendo com o fantasma da covid-19. Mais 7.460 registros da doença foram confirmados entre a última sexta-feira (27) e ontem (300 em Minas Gerais). Além disso, outras cinco pessoas morreram por complicações da doença e o total de mortos chega a 61.549 desde o início da pandemia. As informações estão no novo boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde.
O número de casos registrados nesta segunda-feira foi o maior desde 18 de março, quando foram notificados 8.886 infectados pela SES-MG. O mês de maio já tem 72% mais casos confirmados que o total em abril de 2022, mas o número de mortos não aumentou.
A vacinação em Minas está com a proporção de 82,9% de imunizados com as duas doses e 58,1% com a terceira dose. Entre os convocados para a quarta aplicação, 26,1% já foram vacinados.
O absurdo em Minas é a vacinação de crianças. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 69,4% tomaram a primeira dose de vacina e somente 35% completaram o esquema vacinal.
Todo o trabalho de campanha de vacinação tem colocado em risco crianças porque os responsáveis estão dando importância para boatos. O mesmo caso está acontecendo com idosos que estão se recusando a tomar a quarta dose. O que fazer quando a mentira é mais forte do que os fatos?