micro_8

Imprensa Livre

Data da Publicação:

07/06/2022

Hugo Pontes
Professor, poeta e jornalista

Recentemente lemos e ouvimos os noticiários falarem sobre uma possível restrição aos meios de comunicação em divulgar livremente as notícias e acontecimentos em geral. Isso faz lembrar o D.I.P. – Departamento de Imprensa e Propaganda do, e no, governo de Getúlio Vargas nos anos de 1930. Faz-nos recordar o que vivemos e sofremos com a censura nos anos de 1964 a 1984, sob a ditadura militar.
Naturalmente a ação desenvolvida pela Associação Brasileira de Imprensa e outros órgãos de classe levantando-se contra essa nefasta ideia antidemocrática fez com que o governo atual recuasse.
Mas nunca devemos subestimar governos, mesmo que eles mostrem certo viés democrático, mas no fundo gostariam de se perpetuar no poder e, aos poucos, transformar um Estado Democrático de Direito em um severo e voraz regime ditatorial.
Nada como ser e ocupar o “puder”. Dá um grande “status” e, ao mesmo tempo, “prestígio” e dinheiro; mudança no degrau social; aumento do patrimônio; “respeito” da e na comunidade; e massageia o ego.
É sabido, e temos experiência disso, que sem imprensa livre não há povos livres e sem direito de crítica não é possível democracia.
E nada disso é especulação, pois durante 20 anos de censura os veículos de comunicação, jornalistas, intelectuais e artistas de todas as artes sempre buscaram, com criatividade, registrar o que se passava no país, fosse em uma capital como São Paulo, Rio ou Belo Horizonte, fosse em uma pequena cidade do interior como Conceição do Rio Verde, por exemplo.
Muito se sacrificou e muitos foram sacrificados, mas o que nunca deixou de acontecer foi a resistência contra a censura.
Imaginemos se isso acontecesse hoje, num governo que – supostamente – se diz democrático e popular.
Ainda caminhamos a passos de tartaruga rumo ao desenvolvimento e à liberdade de pensamento.
Mas, para que alcancemos esse nível, precisamos investir muito e com planejamento na educação, na saúde e cidadania.
Investir sem demagogia, sem enganação e, realmente, com vontade de buscar no presente o desenvolvimento futuro para termos a liberdade e segurança que todos almejam.

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!