Reeleição
Porque a reeleição não é um fator justo numa campanha eleitoral? Porque é difícil definir o que é campanha eleitoral e o que é atividade do candidato à reeleição no cargo. O candidato à reeleição deveria ser obrigado a deixar o cargo num período anterior à campanha eleitoral. Não existe uma maneira de separar a pessoa, por exemplo, do governador, que disputa a reeleição, de sua atividade como líder do executivo estadual.
Veja o exemplo do governador de Minas que disputa a reeleição. Romeu Zema tem viajado o Estado todo de forma oficial como governador e ao mesmo tempo como candidato à reeleição. Como separar isso? Somente no papel. Oficialmente ele não está visitando os lugares como candidato e sim como governador. É o caso também do candidato à presidência, o mesmo processo. Isso é justo com outros concorrentes?
Por isso somos contra a reeleição e a favor de um mandato maior para os eleitos. Mas parece que este assunto não incomoda os políticos porque não foi pautado em nenhuma mudança eleitoral dos últimos tempos. A vida continua.