Equipe paralímpica de Poços de Caldas faz bonito nos Jogos Escolares
Poços de Caldas, MG – Semana passada, a reportagem do Mantiqueira acompanhou o embarque da equipe do Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (Cidep) para a disputa em Belo Horizonte dos Jogos Escolares. Seguiram para a capital mineira 21 atletas para as disputas de bocha paraolímpica, futebol PC e atletismo. Esta semana o time retornou para a cidade trazendo na bagagem a melhor participação de uma equipe de Poços de Caldas.
Medalhas
A equipe conquistou duas medalhas de ouro na bocha paralímpica, uma medalha de prata no futebol PC. Já o atletismo foi um dos destaques, com 18 medalhas de ouro, 3 de prata e 3 de bronze, num total de 27 medalhas.
A delegação de Poços de Caldas do Cidep tem parceria com as instituições Adefip, AADV-PC E Apae, projetos esportivos (Desafiando Limites, Superar Limites, Tô no Jogo e Núcleo Fomento ao Paradesporto) realizados através da prefeitura e Secretaria Municipal de Esportes, tendo os incentivos das empresas Unimed Poços e Hospital dos Olhos Donato, e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
A competição
Os jogos Escolares aconteceram de 6 a 9 de junho com cerca de 350 estudantes-atletas reunidos em Belo Horizonte, competindo em seis modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7 PC, natação, parabadminton e tênis de mesa.
O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).
DEPOIMENTOS
Monica de Cassia Xavier – Ouro no Atletismo de Dardo
“Ao participar dos Jogos Escolares consigo ver o quanto estou melhorando. Tem ainda o fato de poder aproveitar para conhecer lugares novos, outras pessoas e também a chance de ter novas oportunidades. Agora vou dar o meu melhor na Regional Sudeste 1 que vai acontecer em Brasília em agosto. Vou treinar bastante para chegar lá e fazer o que sei fazer”.
Miriam Eduarda Roque – Atletismo – Lançamento de Pelota e Corrida 60 metros
“Foi muito legal ter a chance de participar dos Jogos Escolares. Agora espero treinar mais para os jogos do próximo ano para buscar melhorar os resultados”.
Giovane Feliciano Vitti – Atletismo – Lançamento de Pelota e Corrida
“Representar o Cidep nos Jogos Escolares foi uma grande responsabilidade, mas mesmo tendo treinado bastante fiquei um pouco nervosa na hora, porém, estou tranquila porque entreguei o meu melhor. Agora estou ansiosa para ir para Brasília e o foco é melhorar nos treinamentos para estar no meu melhor até lá”.
Miguel Amaro – Atletismo – Corrida
“A cada dia que passa treino mais para correr o mais rápido possível. Estou indo muito bem e conquistando as medalhas. Agora quero muito mais medalhas e para isto os treinos estão mais intensos”.
Professor Leonardo Rodrigues de Souza – técnico Cidep –Futebol PC
“Os Jogos Escolares representam a oportunidade de estar inserindo estas crianças com deficiência no contexto esportivo. Relaciono os Jogos Escolares como uma oportunidade para estas crianças e adolescentes mostrarem suas potencialidades no esporte. Este ano o futebol PC ficou em segundo lugar, sendo que toda a equipe foi composta por atletas que participaram pela primeira vez destes jogos. Então, é natural que toda equipe em formação e uma renovação de ciclo levem anos após anos tentando melhorar e chegar mais uma vez ao primeiro lugar como em anos anteriores”.
Alan Luiz Pereira – Fisioterapeuta
“Participar dos Jogos Escolares de Minas Gerais é uma oportunidade muito gratificante e a gente tem um desenvolvimento tanto técnico quanto pessoal, aprendemos muito com nossos atletas e comissão que está junto. Estou no terceiro ano que sou convocado pelo Cidep, estou muito honrado e a fisioterapia vem para somar este trabalho realizado brilhantemente pelos treinadores. Venho para somar e ajudar a prevenir as lesões”.
Pâmela Dayane de Almeida – mãe da atleta Jennifer – Futebol PC
“Como mãe é muito gratificante e um grande sonho que ela vem realizando. Os jogos são importantes para a inclusão e a dedicação ao esporte e dos profissionais que estão acompanhando o tempo todo”.
Bruno Santos Pereira – Técnico de Bocha – Paralímpica
“Representar Poços é muito gratificante. Como a gente oportuniza participação de pessoas como deficiência em vários âmbitos da sociedade, o esporte, através do Cidep, pode proporcionar para as pessoas com deficiência estas evidências dentro das modalidades paraolímpicas, a socialização deles com outras pessoas dentro das competições e com isso é colocada a inclusão em prática. Este ano foi a primeira vez que tivemos dois atletas na bocha conquistando medalhas. A equipe de bocha do Cidep ficou em segundo lugar no geral, sendo que seus atletas foram campeões em suas modalidades. Isso mostra que o trabalho vem sendo levado a sério e os atletas estão comprometidos com o esporte e com a cidade que eles moram”.
Eraldo Sandi dos Santos – Professor – Coordenador do Cidep e empreendedor de projetos esportivos
“Acredito que a participação dos atletas de Poços nos Jogos Escolares de Minas Gerais vai muito além das vitórias e medalhas e sim pela oportunidade destas crianças e adolescentes com deficiência poder vivenciar o esporte através da competição. Isso contribui diretamente com as questões motora, efetiva e social com os meninos. São fatores de suma importância para a pessoa, com ou sem deficiência. Ficamos praticamente um ano e meio sem trabalho direto e desde agosto de 2021 começamos novamente um trabalho para poder elevar o índice técnico de nossos atletas. Acredito nesta proposta e com isso fomos muito bem e batemos recordes de anos anteriores. Em 2018 conseguimos 20 medalhas e 2019 foram 15, então este ano de 2022 conseguimos realmente concretizar tudo aquilo que galgamos nos treinos e a equipe simplesmente brilhou”.
Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com