Justiça suspende editais de concessão de hospitais regionais
Acatando pedido do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), a promotora de Justiça Josely Ramos Pontes, da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, do Ministério Público Estadual, ajuizou uma ação solicitando a suspensão dos Editais de Concessão para os hospitais regionais de Teófilo Otoni (foto) e Governador Valadares. A decisão do juiz acolheu a tese de que os editais não foram aprovados pelo CES-MG não podem ser implementados pelo governo do estado. O presidente do Conselho Ederson Alves da Silva ressalta que o controle social defende que o modelo de gestão dos hospitais regionais seja gerido pelo setor público e não pela iniciativa privada. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
Parceria cria o Guardião Caratinga
As polícias Militar e Civil, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Caratinga (ACIC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ministério Público, Prefeitura e Câmara, apresentaram o sistema de videomonitoramento Guardião Caratinga. Trata-se de um ousado e moderno sistema de monitoramento com câmeras de alta resolução em locais estratégicos da cidade, com uso de tecnologia capaz de realizar a leitura de placas, bem como reconhecimento facial. Inicialmente, o projeto prevê 30 câmeras instaladas pela cidade, com previsão de ampliação, especialmente, para os distritos de Caratinga ligadas numa central de monitoramento no 62° Batalhão de Polícia Militar com acompanhamento em tempo real 24 horas. (Diário de Caratinga)
Usiminas debate a diversidade
A Usiminas realiza até o dia 24 de junho sua 3ª Semana da Diversidade e Inclusão em Ipatinga. E nesta edição, parte da programação será voltada para o público externo. A proposta da empresa é ampliar o debate sobre o tema, que já vem sendo trabalhado internamente desde 2019, para o público. Na terça-feira, dia 21, às 14h, representantes do Senai de Ipatinga farão a palestra “Pessoas qualificadas para um presente e um futuro mais diverso e inclusivo nas organizações”. Os participantes poderão conhecer um pouco mais do que a Usiminas tem feito nos seus processos de Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento para avançar na inclusão de pessoas diversas e sobre a Plataforma Mundo Senai. (Diário do Aço – Ipatinga)
Exportações alcançam US$ 4,69 bilhões
Mesmo durante a pandemia, o agronegócio continua forte e sendo um dos principais motores da economia mineira. Segundo dados compilados pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o segmento bateu recorde e exportou US$ 4,69 bilhões de janeiro a abril de 2022. Foram 3,8 milhões de toneladas, o que representa alta de 49% no valor da receita e 0,1% no volume embarcado, quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2021. Os grandes destaques foram o café, complexa soja e o grupo das carnes. No período, o estado representou 9,67% das exportações brasileiras de produtos agropecuários. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)
Cidade terá Banco de Alimentos
Será inaugurado o Banco de Alimentos em Bom Despacho. Segundo a Prefeitura, a iniciativa terá o apoio da Comunidade Terapêutica Bem Viver e visa beneficiar inúmeras famílias, que receberão alimentos nutritivos e importantes para a manutenção de uma boa saúde. O Banco de Alimentos fará a gestão de alimentos recebidos como verduras, legumes, carnes e grãos. Em seguida, os produtos serão encaminhados para entidades da cidade, que devem repassar as doações para as famílias atendidas. (Últimas Notícias – Formiga)
Embaixador da Croácia inaugura exposição
No Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, o embaixador da Croácia, Ranko Vilović, inaugurou a exposição “Irmãos Seljan -Exploradores Croatas na América do Sul”. A exposição retrata a vida e as expedições de Mirko e Stevo Seljan, nascidos em Karlovac, na Croácia, que viajaram e trabalharam juntos, percorrendo a América do Sul. A visitação fica aberta até o dia 23 deste mês. De acordo com Ranko Vilović, por ser uma grande oportunidade para estreitar as relações entre Brasil e Croácia, o projeto da exposição recebeu o apoio de ambos os Ministérios de Relações Internacionais, brasileiro e croata. (O Liberal – Ouro Preto)
COLUNA MG – Rede de Notícias do Sindijori MG