Atos-Oficiais

Transparência nas contratações com dinheiro público

Data da Publicação:

22/06/2022

Bruno Camargo da Silva*

O que dizer do gestor público que não é transparente com as contas públicas?

Citando as normas que regem os processos licitatórios como exemplo, é salutar lembrar que o gestor público deve fazer publicar os avisos que noticiam as aberturas de processos para realização das compras públicas. Diz a máxima popular: “Propaganda é a alma do negócio”. Essa lógica também se aplica às contratações públicas, na medida em que a licitação amplamente divulgada atrai um número maior de concorrentes, e, por lógica, os preços caem.

Outra importante divulgação é o resultado dos certames, que informa a toda a população os dados dos vencedores, os preços dos contratos e suas respectivas vigências. Inclusive, foi por meio da publicação de extrato de contrato em jornal que foi dada ampla divulgação dos custos dos shows de cantores sertanejos muito recentemente.

Sabemos que o agente público que não divulga os atos relacionados aos procedimentos de compra com dinheiro do povo está sujeito a uma série de sanções que vão desde a nulidade até ato de improbidade, uma vez que a Lei de Improbidade Administrativa diz que a negativa de publicidade dos atos oficiais é censurável e merece reprimenda (art. 11, IV, da Lei nº 8.429/92).

E nem se diga que a publicidade em portais de transparência, portais de associações municipais ou pátio da sede do órgão é suficiente. As normas que cuidam do tema dizem que a publicidade dos atos oficiais deve ser efetivada em diários oficiais, jornais de grande circulação no Estado e, também, em jornal de circulação local ou regional. A lei não traz exceções à regra.

Por isso, as sanções por negar a publicidade são “pesadas”.

Mas e aquele órgão que realiza adequadamente as publicações, noticiando amplamente como é gasto o dinheiro público?

Ele cumpre sua obrigação, por óbvio, uma vez que a atividade dos gestores públicos deve ocorrer totalmente dentro dos limites da lei.

Ainda assim, a título de reconhecimento, diversas entidades associativas se uniram e resolveram criar um “Selo de Transparência”. Isso mesmo, serão premiados os órgãos do poder público, prefeitos e membros de equipes de licitações que seguem à risca os comandos legais sobre o tema.

Uma comissão julgadora, que será composta por advogados, administradores e contadores públicos, irá analisar o histórico de publicações legais realizadas pelo órgão ao longo de um ano e definirá se a gestão foi plenamente transparente no uso de dinheiro público.

Os eleitos a receber o Selo de Transparência serão convocados a participar presencialmente da solenidade de premiação, em evento que contará com a participação de renomados palestrantes que abordarão temas relativos às diversas áreas da administração pública. As entidades envolvidas na premiação vão divulgar a data do congresso a nível nacional, que acontecerá até meados de 2023.

O Selo de Transparência será mais uma ferramenta para o cidadão se certificar do correto uso do dinheiro público, e o ajudará a escolher um candidato transparente nas eleições seguintes.

 

* Sobre o autor: Advogado titular na Camargo Silva Consultoria, jornalista e professor de Direito Processual. Especializado em licitações e patrono da Associação das Agências e Corretores Especializados em Publicidade Legal (Alegal) do Estado de Minas Gerais

 

Leia Também

Foto: Divulgação

Confira o funcionamento dos serviços no feriado de 13 de maio

Poços de Caldas, MG - Em razão do feriado municipal da Festa de São Benedito, comemorado na próxima terça-feira (13), alguns serviços públicos e estabelecimentos de Poços de Caldas terão alterações no funcionamento. O Centro Administrativo estará fechado na segunda…
Foto: Divulgação

Poços participa do 1º Encontro de Integração Institucional promovido pela ARISB-MG

Poços de Caldas, MG - No último dia 5 , a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG) realizou o 1º Encontro de Integração Institucional com os Municípios, reunindo representantes de cidades consorciadas com o objetivo de…
Foto: Divulgação

Dia das Mães: mais do que uma data comercial, um símbolo de amor, reconhecimento e afeto

Poços de Caldas, MG – Celebrado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é uma das datas mais significativas do calendário brasileiro. Mais do que flores, presentes e almoços em família, o dia representa uma oportunidade de homenagear…
Foto: Divulgação

Projeto “Olhar de Malu” leva atendimento oftalmológico a crianças com Down

Poços de Caldas, MG - A Associação Malu de Amor, referência no atendimento gratuito a crianças e adolescentes com Síndrome de Down em Poços de Caldas, realiza nesta sexta-feira (9), das 13h às 17h, a primeira edição do projeto “Olhar…
Foto: PMPC/Divulgação

Poços oferece serviços específicos para pessoas em situação de rua

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas conta com uma rede de serviços voltados especificamente para o atendimento qualificado de pessoas em situação de rua, que abrange desde alimentação adequada, higienização, locais dignos e confortáveis para dormir, busca ativa…
Foto: PMPC/Divulgação

Inscrições movimentam artesãos para vagas na tradicional FEARPO

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas abriu o processo seletivo para o preenchimento de 30 vagas na tradicional Feira de Artesanato (FEARPO), realizada na Praça Dom Pedro II — popularmente conhecida como Praça dos Macacos.…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!