Vereador faz pedido de informações sobre instalações de lixeiras
Poços de Caldas, MG – O vereador Wellington Guimarães, Paulista, está encaminhando um pedido de informações sobre as instalações de lixeiras no município. No documento ele relata que muitas pessoas o procuram falando da falta do equipamento em diversos pontos da cidade. As queixas de mau cheiro também são constantes. O vereador lembra que o uso das lixeiras reforça a ideia da sustentabilidade e de limpeza e organização, fazendo com que as pessoas descartem corretamente os seus lixos, separando-os por categorias e evitando a poluição nas ruas. “A coleta de lixo é uma realidade no país e em todo o mundo, mas infelizmente ainda há muito o que fazer para tornar o planeta mais sustentável. A limpeza urbana é considerada um serviço essencial à população, pois está diretamente ligada à saúde pública e ambiental, além de fazer parte dos serviços inseridos no saneamento básico. Ela envolve os serviços de varrição, capina e roçada, poda, coleta de resíduos sólidos, limpeza após feiras livres, bem como a limpeza de bocas de lobo, praias, cemitérios e demais logradouros”, diz o documento .
Entre os questionamentos, o vereador quer saber se existe algum plano de ações efetivas para que se possa ter mais lixeiras instaladas em toda a região central, qual é o método usado para definir a quantidade de lixeiras por ruas e se existe algum estudo para implantar a coleta seletiva com lixeiras preparadas para esse processo ambiental.
Reciclagem
Paulista cita ainda no documento a questão da reciclagem que tem papel importante para reduzir a quantidade de lixo no mundo. Ele lembra que na maioria das vezes o lixo é descartado em local inapropriado e o que poderia ser reciclado acaba se perdendo. “Isso acontece por falta de informação e por ausência de políticas públicas para o descarte correto do lixo, revelando que 85% dos brasileiros não têm acesso à destinação correta”, diz. Paulista destaca que para mudar essa realidade, o primeiro passo é conscientizar a sociedade, trabalhar junto aos governantes ações efetivas e, separar corretamente o lixo. Afinal, tudo começa com a coleta dos materiais. “Mas, para isso, você vai precisar de uma quantidade de lixeiras apropriadas para o descarte correto. Para facilitar o processo de descarte, as lixeiras podem ser instaladas em diversos locais com acesso de pessoas, como: escolas, hospitais, shoppings, áreas públicas e, também, nas residências”, destaca o documento.