reg_25

Dra. Regina cobra o Executivo sobre cirurgias eletivas e exames parados

Data da Publicação:

24/06/2022

Poços de Caldas, MG – Na sessão ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira (21), a vereadora Dra. Regina apresentou um pedido de informações sobre a demanda reprimida de procedimentos, exames e cirurgias eletivas na Secretaria Municipal de Saúde. “Com a pandemia, tivemos uma redução significativa nos exames para os pacientes que estavam aguardando eletivamente. Agora, com a redução dos casos de covid-19, penso que há necessidade e urgência de avaliarmos o cenário atual para atendermos melhor a nossa população”, salienta a parlamentar.
Por esses motivos, entre as questões, a vereadora solicita ao Executivo a quantidade de cirurgias que estão aguardando resolutividade, as especialidades e o tempo de espera previsto para a realização dos procedimentos. Além disso, também quer saber quantos procedimentos laboratoriais estão na fila no aguardo de uma solução e a real demanda pelos exames de alta complexidade ambulatorial.
A classificação de cirurgias em eletiva, de emergência ou de urgência é uma importante metodologia para priorizar o atendimento a pacientes em estado mais crítico, especialmente, o óbito. Ao estabelecer uma fila única para a realização de operações, a estratégia também permite a utilização mais eficiente do centro cirúrgico, por exemplo.

Zona azul
Também na última sessão ordinária, Dra. Regina apresentou um pedido de informações cobrando posicionamento a respeito do aumento de tarifa do estacionamento rotativo na cidade. Entre os diversos questionamentos, ela solicita o encaminhamento da planilha de estudos da renegociação contratual do último aumento, o embasamento técnico para a definição dos novos valores e a receita mensal do serviço desde a sua implementação.
Importante ressaltar que nas últimas semanas, a parlamentar realizou uma audiência pública para tratar do Estacionamento Rotativo e tem cobrado providências e questionado a Administração sobre uma possível indústria de multas na cidade.

Obras inacabadas
A Câmara Municipal recebeu um Projeto de Lei da vereadora Dra. Regina que proíbe a inauguração de obras públicas municipais incompletas, que não estejam em condições de atender aos fins a que se destinam ou impossibilitadas de entrar em funcionamento imediato.
A proposta segue agora para a análise das comissões e, posteriormente, para votação em plenário. De acordo com a vereadora, a nova lei não vai prejudicar a comunidade, uma vez que apenas as obras que não estejam em condições de ser utilizadas estão impedidas de receber a cerimônia de abertura. Para Dra. Regina, a inauguração antes do tempo “cria uma falsa expectativa na população e acaba por violar o princípio de impessoalidade”.

 

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

45ª OLIMTRA leva servidores da Câmara à competição

Poços de Caldas, MG - A 45ª Olimpíada dos Trabalhadores acontece durante o mês de maio em Poços de Caldas. Este ano, o evento envolve 51 empresas e apresenta uma participação marcante dos servidores, com a Câmara Municipal inscrita em…
Foto: Divulgação

Prefeito participa do INOVA Municípios e destaca importância da transformação digital no serviço público

Poços de Caldas, MG - O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, e o diretor do Departamento de Parcerias e Captação de Recursos, Thiago Arantes, participaram do INOVA Municípios, evento promovido pela Prodemge – Companhia de Tecnologia da Informação…
Foto: Divulgação

Codemge lança edital de concessão da Thermas Antônio Carlos

Poços de  Caldas, MG - A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) lançou, nessa quinta-feira (8/5), edital para concessão da Thermas Antônio Carlos. A licitação está marcada para 14/7 de 2025, às 14h, na Sala Minas Gerais (Centro de…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu questiona falta de medicamento no SUS para pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica

Poços de Caldas, MG - Após relatos de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) que encontraram dificuldades para obter medicação na Policlínica Central, o vereador Douglas Dofu (União) apresentou um Requerimento questionando o Executivo sobre o tema. Ele quer informações…
Foto: Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani defende implantação do projeto Cozinha Comunitária na zona leste

Poços de Caldas, MG - Com o objetivo de ampliar o acesso da população à comida oferecida pelo Restaurante Popular, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) está propondo ao Executivo a implantação do projeto Cozinha Comunitária na zona leste da cidade.…
foto-mobilidade-urbana-obras-e-charretes-prefeito-paulo-ney-fala-sobre-proximos-passos-09-05-25

Mobilidade urbana, obras e charretes: Prefeito Paulo Ney fala sobre próximos passos

Poços de Caldas, MG - O jornal Mantiqueira entrevista o prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney de Castro Júnior, que completou recentemente 100 dias de mandato. Na conversa, ele destaca os principais desafios e conquistas desse início de gestão,…