Cooperativismo gera 12% do PIB mineiro
As cooperativas mineiras movimentaram R$ 93,5 bilhões em 2021, um crescimento de 27,4% em relação ao exercício anterior (R$ 73,4 bilhões). A cifra corresponde a aproximadamente 12% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. Os dados fazem parte do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro – 2022, divulgado pelo Sistema Ocemg, que reúne o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG). (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
Feira terá Festival Gastronômico
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Moveis de Passos (Acimov) e com apoio da Prefeitura Municipal de Passos, realizam o Festival Gastronômico e Rodada de Negócios durante os dias da 4ª edição da Feira de Móveis Rústicos de Passos, de 30 de junho a 03 de julho, no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos. O Festival visa privilegiar várias empresas do ramo de alimentação da cidade, ajudá-los no desenvolvimento de novos pratos e oferecer capacitação conforme a necessidade de cada um. (Folha da Manhã – Passos)
Programa Avança Congonhas
Desde 2020, com o fechamento do comércio em diversos momentos, empreendedores individuais, microempresários e Meis tiveram que encerrar seu negócio e, muitos, encerraram o sonho de toda uma vida. Com a queda do consumo, e consequente diminuição no faturamento, além da falta de empregos, o Governo Municipal promulgou a Lei instituindo o Fundo Municipal para o Desenvolvimento Econômico de Congonhas – FMDE. A partir do Fundo, foi criado o projeto de Microcrédito Avança Congonhas. O programa Avança Congonhas tem como objetivo principal garantir acesso de crédito às pequenas e microempresas e aos microempreendedores individuais. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)
Beneficiários recebem escrituras de imóveis
Em evento realizado pela Prefeitura de Formiga, foram entregues a mais de 130 famílias as escrituras dos imóveis localizados no bairro São Luiz. A regularização faz parte do Programa “Minha Casa é Legal”, que está no Plano de Governo da atual gestão. A entrega dos títulos de propriedade foi feita no Patronato São Luiz e contou com a presença da deputada federal Greyce Elias. Representantes da Polícia Militar, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e do Patronato também prestigiaram o evento. (Últimas Notícias – Formiga)
Mudança na iluminação reduz reclamações
As reclamações sobre a iluminação pública em Varginha caíram de 450 para 80 queixas por mês no último ano. A informação é da Secretaria Municipal de Planejamento. O motivo? A substituição das antigas lâmpadas a vapor de sódio pelas atuais, de led. Mais econômicas, claras e duráveis. O coordenador do projeto de modernização da iluminação pública de Varginha, Pedro Lopes Gazzola comemora: “Considerando-se os últimos 12 meses, a troca de toda a iluminação para led provocou uma redução de 500%, correspondendo a 6 vezes menos reclamações por parte da população”. (Blog do Madeira – Varginha)
Nova administradora dialoga com lojistas
Com uma postura de muita transparência, a equipe da Saphyr tem cumprido agenda de reuniões com lojistas e, também, com os integrantes da administração do Shopping Uberaba, que desde o dia 22 deste mês, faz parte do portfolio da companhia. As reuniões são conduzidas pelo CEO da Saphyr, Carlos Frederico Youssef, acompanhado do diretor Rodrigo Silva. Os encontros já aconteceram com a superintendência, colaboradores e nesta terça-feira, se apresenta aos gerentes e aos membros da Assoceu-Associação de Lojistas. Com a aquisição do Shopping Uberaba, o primeiro na região Sudeste, a Saphyr amplia para dez o número de shoppings que administra nas mais diferentes regiões do país. (Jornal de Uberaba – Uberaba)
Divinópolis ganha Cartórios de Registro
O Diretor do Foro da Comarca de Divinópolis, Juiz de Direito Marlúcio Teixeira de Carvalho, presidiu a inauguração das serventias 2º e 3º Ofícios do Serviço de Registro de Imóveis, localizados na Avenida Primeiro de Junho. A existência de apenas um único Cartório de Registro de Imóveis na cidade sempre foi um grande gargalo para quem necessitava de seus serviços, que começou a ter uma solução em 2021 com o anúncio dos Superintendentes Adjuntos dos Serviços Notariais de Registro, Paulo Roberto Maia Alves Ferreira e Roberta Rocha Fonseca, do TJMG, que aprovou a implantação não de um, mas de dois novos cartórios, que serão inaugurados nesta semana. (Divinews – Divinópolis)
COLUNA MG – Rede de Notícias do Sindijori MG