Fundo
O fundo eleitoral, conhecido como “fundão”, está provocando fila de candidatos. O motivo é simples, pelo processo anterior o candidato raramente recebia recursos do partido e tinha que arregaçar as mangas para sair atrás de recursos privados, sempre muito escassos com seleção criteriosa de candidaturas.
Com a entrada do dinheiro público nas campanhas os partidos estão com dinheiro no cofre e podem dar mais condições para seus filiados nas disputas por vagas.
Com isso, a quantidade de candidatos a deputados deve ser muito maior e com muito mais disputa internamente porque o dinheiro existe e começar uma campanha com caixa é o sonho de qualquer filiado.
Isso poderá acarretar outro problema, que é o candidato que está de olho apenas nos recursos e não na campanha. Com a concorrência muito grande, correr atrás de votos é sempre muito caro e se o candidato pensar mesmo em se eleger só os recursos do partido não são suficientes. Com isso, muitos deles vão entrar apenas para cumprir tabela e usar os recursos disponíveis. O problema maior é que isso deverá dificultar ainda mais uma eleição porque quanto mais gente na disputa mais caro fica para atingir o eleitor.