Sicredi inaugura segunda agência em Poços de Caldas
Poços de Caldas, MG – Na noite da última segunda-feira foi inaugurada em Poços de Caldas a segunda agência do Sicredi, na avenida João Pinheiro, 1.190. Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o vice-prefeito Júlio César Freitas, autoridades diversas, representantes da cooperativa e imprensa.
O sistema Sicredi é formado por oito cooperativas com atuação em todo o território nacional, sendo que em Minas Gerais 25 cidades são atendidas. A chegada de uma segunda agência a Poços de Caldas faz parte da estratégia de crescimento do modelo de cooperativismo da Sicredi. A reportagem do Mantiqueira conversou com Thiago Amauri Andrich, que falou sobre a importância desta nova agência em Poços de Caldas. “Queremos que Poços de Caldas seja bem atendida cada vez mais. A primeira agência chegou na cidade há dois anos com uma cultura que a gente já inseriu no nosso município. Uma cultura de ofertar um cooperativismo de crédito, investimento, poupança para comunidade, numa forma mais justa, mais próxima, mais amigável, onde a gente pode estar presente em vários eventos junto com a sociedade”, disse Andrich. Ele ressalta ainda que a chegada desta nova agência é de extrema felicidade e a finalidade é realmente expandir cada vez mais os negócios na cidade. “A gente enxerga que temos oportunidades para crescer e para mostrar o que o cooporativismo traz de benefícios para toda a sociedade em termos de taxas justas, produtos de qualidade, atendimento, e estes são alguns dos benefícios que vamos estar oferecendo para todos em Poços de Caldas’, completou Thiago.
Elisandro Luis Marmentini, diretor executivo no Sicredi UniEstados também esteve em Poços de Caldas para prestigiar a chegada da nova agência. Ele falou sobre a expansão do sistema que a cada dia se mostra mais forte. “O sistema Sicredi hoje é formado por 108 cooperativas e elas estão ampliando a nossa participação em todo o território nacional”, conta Marmentini. Ele ressalta que existe uma área de atuação no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais e o objetivo é chegar a muitas outras agências espalhadas pelo Brasil. “Com esta segunda agência em Poços de Caldas estamos chegando a nove agências em 25 municípios de Minas Gerais, ou seja, estamos expandindo, trazendo nossos modelos do cooperativismo que o sistema Sicredi atua para trazer negócios e acompanhamento, fazendo também com que a sociedade de Poços de Caldas possa ter produtos, serviços e essa atuação de cooperativa, além de todos aqueles outros serviços em que o Sicredi atua a nível de região e de país”, destacou o diretor executivo.
A reportagem do Mantiqueira conversou também com o presidente do Sicredi Adelar José Parmeggiani, que veio a Poços de Caldas para prestigiar a inauguração da segunda agência na cidade. “Uma cooperativa é formada por pessoas que dão esta grandeza toda ao cooperativismo no Brasil. A gente administra milhões, mas isso não tem uma importância tão grande quanto as pessoas para nós dentro do Sicredi. Quando a gente olha uma cooperativa e o trabalho dela dentro de uma comunidade, ela está muito próxima e é onde o associado, ainda nos dias de hoje, prioriza o relacionamento e isso é o que nós buscamos, ter um bom relacionamento com eles, tratar bem as pessoas, respeito pelas comunidades, com aqueles com quem estamos atuando e isso faz com que ouçamos muito nosso associado naquilo que ele entende que são as necessidades da comunidade. Hoje podemos criar produtos e serviços de acordo com a comunidade onde a gente está presente e este é um dos grandes diferenciais nossos”, disse o presidente do Sicredi. Ele ainda ressalta que para a pessoa física não tem custo ter uma conta na agência, cartão de crédito sem anuidade e mais de trezentos produtos e serviços que podem atender a todos. Ele destaca ainda a forte atuação do Sicredi na área social e de 2% a 4% de seus resultados são guardados para apoio a entidades, comunidades e instituições que ajudam outras pessoas. “Este é um grande trabalho que nossa cooperativa desenvolve com valores muito grandes embutidos. Trabalho feito em comunidades que necessitam. Outra coisa que o cooperativismo faz bastante é que os recursos do município são investidos no município, ou seja, todos os recursos captados em Poços de Caldas serão investidos no crescimento e desenvolvimento aqui da comunidade. Isso é um pouco daquela diferença que a gente faz no nosso trabalho, no dia a dia. Sempre digo para minha equipe que um sorriso e um bom dia não machucam ninguém e é isso que a gente veio fazer em Poços de Caldas, um cooperativismo próximo, simples e ativo. Estar em Minas Gerais é um orgulho muito grande porque fomos muito bem acolhidos”, finalizou Adelar.
Números
O Sicredi ultrapassou, em junho, a marca de 6 milhões de associados. A instituição cresceu 13% nos últimos 12 meses em número de associados, o que representou uma marca de mais de 750 mil novos entrantes. O crescimento da rede de atendimento físico do Sicredi está alinhado ao objetivo de estar próximo para atender as necessidades das pessoas. Desde abril, a instituição está presente fisicamente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.
Atualmente, são mais de 2,2 mil agências, em mais de 1,6 mil municípios, sendo em mais de 200 destes a única instituição financeira presente fisicamente, o que reforça a importância do cooperativismo na bancarização e no acesso ao crédito para as pessoas. Aliado a isso, o Sicredi investe continuamente na ampliação de suas ferramentas e meios digitais que se somam para manter a proximidade com seus associados e comunidades em que está inserida.