Publicidade-legal

A importância da publicidade legal na administração pública

Data da Publicação:

11/07/2022

A publicidade pode ser subdividida em diversos ramos: publicidade institucional, publicidade e propaganda, publicidade comercial, publicidade legal e, nos dias de hoje, publicidade on-line, publicidade mobile (dedicada a ser visível em dispositivos móveis, tais como telefones celulares e tablets), entre outras.

Entretanto, a publicidade que nos interessa neste momento é a publicidade legal. Daí vem a pergunta: o que se entende por publicidade legal? Ao abordar o tema da publicidade legal, é importante ter ciência de sua importância nas relações entre particulares e com a administração pública. Pois bem, esse importantíssimo ramo da publicidade advém de obrigações legais de tornar públicos (transparentes) determinados atos. Em outras palavras, a publicidade legal, via de regra, decorre de um mandamento disposto em lei. A título de exemplo, cabe citar a obrigação de determinado órgão público de providenciar a veiculação em jornais oficiais e leigos de um aviso de licitação.

A necessidade de tornar público o ato em questão tem origem na Constituição Federal e na Lei nº 8.666/1993: a Constituição determina que a Administração Pública deve obedecer ao princípio da publicidade, enquanto a Lei nº 8.666/93 manda que sejam publicados os avisos de licitações em jornais, de acordo com as orientações definidas no art. 21. Lembramos que a publicação dos atos de interesse dos cidadãos deve ter o maior alcance possível, principalmente a comunicação dos atos relacionados aos procedimentos de compras com dinheiro público.

A divulgação de matérias legais e atos oficiais em portais da internet (públicos ou não) garante o que se chama de “transparência passiva” sobre os atos, ao permitir o acesso de suas informações a todos os interessados. Mas aos cidadãos interessa a publicidade ativa, como é o caso da ampla divulgação em jornais e diários oficiais; os gestores promovem e incentivam os cidadãos a conhecerem os seus atos e deles participarem, já que a informação chega efetivamente à sociedade.

Porém, não só os órgãos públicos devem ser transparentes em seus atos; os particulares também devem ficar atentos às obrigações de publicar determinados atos, como é o caso das Sociedades Anônimas (S.A.). A Lei Federal nº 6.404/76, que cuida dessa espécie societária, aponta diversos documentos que devem ser publicados, tais como publicação dos balanços patrimoniais, de atas de assembleias e de pareceres. As publicações ordenadas pela Lei das Sociedades Anônimas são feitas com o objetivo de informar os acionistas que não acompanham o dia a dia das companhias, e também com o intuito de ajudar os investidores na tomada de decisão a respeito de qual a melhor sociedade para aplicar seu capital.

Imagine que o balanço publicado por determinada companhia demonstrou grande prejuízo no ano anterior; é óbvio que os investidores ficarão receosos de comprar suas ações, mas, caso queiram investir naquela sociedade, saberão dos riscos. Contudo, se o balanço não fosse publicado, a notícia relativa ao prejuízo ficaria restrita apenas aos funcionários e colaboradores que tiveram contato com o referido demonstrativo contábil, prejudicando os investidores que comprariam ações e outros títulos “no escuro”. Embora as sociedades anônimas mereçam destaque, outras entidades têm a obrigação legal de publicar seus atos: sindicatos, associações, fundações, conselhos de classe, cooperativas, instituições financeiras, advogados, entre outros.

Por fim, é certa a compreensão de que a Publicidade Legal tem origem em lei. Por essa razão, a falha na divulgação dos atos constitui indevida restrição à informação por parte dos interessados e, portanto, é capaz de gerar nulidades.

 

BRUNO CAMARGO SILVA – Advogado titular da Camargo Silva Consultoria, jornalista e professor de Direito Empresarial e Processual Civil

Leia Também

foto-paixao-18-04-25

Espetáculo “Pelos Caminhos do Gólgota” será apresentado hoje em Poços de Caldas

Poços de Caldas (MG) – Uma das mais tradicionais encenações da Semana Santa no sul de Minas Gerais, o espetáculo “Pelos Caminhos do Gólgota” retorna em 2025 com a proposta de emocionar e refletir sobre os valores da vida, fé…
Foto: Divulgação

Oficina gratuita com Dani Alvisi discute curadoria e estratégias para festivais culturais

Poços de Caldas, MG - Em 2024, Daniela Alvisi, artista visual, arte-educadora e produtora cultural, esteve como assistente de produção convidada do 13º Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes, em Tiradentes. Participou da rotina intensa de um dos…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura recebe representantes da juventude para discutir avanços no Conselho Municipal

Poços de Caldas, MG - Na última quarta-feira, dia 9, os membros do Conselho Municipal da Juventude se reuniram com o prefeito Paulo Ney, o secretário municipal de Governo, José Carlos Zanetti, e o diretor do Departamento de Parcerias e…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura e Unifal assinam Protocolo de Intenções para desenvolvimento de projetos

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) oficializaram, nesta quarta-feira (16), a assinatura de um Protocolo de Intenções que marca o início de uma parceria estratégica voltada para o…
Foto: Divulgação

Alcoa Poços de Caldas lança edição 2025 do Programa Cultivando a Mata Atlântica

Poços de Caldas, MG - A Alcoa Poços de Caldas acaba de iniciar a edição de 2025 do Programa Cultivando a Mata Atlântica, que promove a educação e sensibilização ambiental para estudantes da rede pública de Poços e região. As…
Foto: Divulgação

Mutirão de cirurgias atende mais quarenta pacientes

Poços de Caldas, MG - A Santa Casa de Poços de Caldas realizou, neste último final de semana (12 e 13 de abril), a 3ª rodada do mutirão de cirurgias, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!