Fest Bandas e Fanfarras anima primeiro domingo do Julho Fest
Poços de Caldas, MG – O primeiro domingo do Julho Fest teve início com a 4ª edição do Fest Bandas e Fanfarras. Desde 2017, o evento integra a programação do evento. Neste ano, oito agremiações desfilaram pela praça Pedro Sanches, celebrando também os 150 anos de Poços de Caldas.
Com muita alegria, a Banda Marcial da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, formada por usuários, familiares e equipe da Adefip, abriu o desfile. Nesta edição, duas bandas convidadas também participaram: a Fanfa Show Maria Luiza da Silva, de Alfenas-MG, e a Banda Marcial Irene Lopes Sodré, de Campos do Jordão-SP. De Poços de Caldas, desfilaram a Banda Marcial Presidente Washington Luiz, a Banda do 103º/MG Grupo Escoteiro Pinheiro, a Banda Marcial Wilson Hedy Molinari, a Banda Marcial José Avelino de Melo e Banda Marcial Victor Cardinalli.
Todas as agremiações participantes receberam certificado e um troféu especial com o selo comemorativo dos 150 anos de Poços de Caldas. “É um momento de confraternização entre as bandas, que podem também mostrar à comunidade o trabalho que vem sendo realizado nas escolas”, destacou a secretária-adjunta de Educação, Deborah Brianezi.
A proposta resgata os encontros de bandas e fanfarras que tradicionalmente aconteciam em julho e que foram sendo esquecidos com o passar dos anos. “Para nós, este 4º Fest Bandas teve uma cara de recomeço. Foram dois anos sem eventos, sem ensaios, sem apresentações. Depois de tempos de incerteza, o evento mostrou que as bandas estão mais vivas do que nunca. Tivemos convidados de outras cidades e também bandas do município, demostrando que o evento já é grande e pode ser ainda maior. Já estamos planejando a 5ª edição com mais bandas convidadas, fomentando a cultura de bandas e atendendo cada vez mais crianças nesta iniciação musical nas escolas”, ressaltou o regente da banda da E. M. José Avelino de Melo e presidente da União das Bandas e Fanfarras de Poços de Caldas Leandro Amantéa Ragnoli.
Para o maestro Elias Araújo, da Banda Marcial Molinari, o momento é de buscar mostrar os trabalho feito em um ano em que a banda da escola está em renovação. “Alguns integrantes mais antigos deixaram a banda e estamos agora buscando novos talentos para retomar nosso lado de competição. Eventos como estes são muito importantes pois com a pandemia as bandas ficaram sem ter onde se apresentarem. Esta volta é muito significativa”, disse Elias.