Árbitro de futebol é assassinado na garagem de casa no Jardim Kennedy
Poços de Caldas, MG – O árbitro da Associação de Árbitros de Poços de Caldas Antônio José da Silva, o “Zuza”, de 62 anos, foi encontrado morto, ontem (13), na garagem da casa em que residia, na zona sul da cidade. Ele foi assassinado por três homens que invadiram sua residência no domingo à noite. O fato da carteira de Silva, com documentos e cartões bancários, ter sido encontrada em um córrego a cerca de 50 metros do local do crime levanta a hipótese de que se trate de um latrocínio.
De acordo com o tenente Samuel, por volta das 10h, a Polícia Militar foi acionada via 190 para atender uma ocorrência em uma casa da rua Ferro, bairro Jardim Kennedy 2, onde o denunciante dizia ter visto o morador morto na garagem do imóvel.
No local, parentes da vítima contaram que Silva morava sozinho e que desde a tarde de domingo (10), por volta das 16h, não tinham mais notícias dele. Disseram que ele não atendia ao telefone e nem retornava mensagens via aplicativo e, por esta razão, uma irmã dele foi até o imóvel. Como ninguém atendia o interfone, a irmã olhou através de frestas do portão e viu Silva caído na garagem. Com ajuda de parentes, ela colocou uma escada no muro por onde pode ver o árbitro caído, com sangramento em volta da cabeça.
Depois da chegada da PM, bombeiros e do Samu no local, um chaveiro abriu o portão, sendo constatado que Silva estava morto. Segundo foi dito à PM por um perito da Polícia Civil, ele apresentava sinais de violência, um corte no pescoço e um ferimento na cabeça, que, tudo indica, ocasionaram sua morte.
Assim que os trabalhos periciais foram encerrados, o corpo foi removido do imóvel por agentes funerários e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Alfenas.
Assassinos
Verificando câmeras de segurança, a PM descobriu que domingo (10), por volta das 19h, três homens estavam na rua Ferro, supostamente vigiando a casa do árbitro. O carro da vítima chega ao imóvel e entra na garagem. O vídeo mostra que o trio também entra no imóvel e, minutos depois, deixa o local arremessando algo dentro do córrego, o que mais tarde foi descoberto ser a carteira de Silva.
As imagens foram repassadas à Polícia Civil, que já abriu inquérito para apurar o crime.
Os familiares do árbitro disseram que ele não tinha inimigos. Contaram que Silva era aposentado, vivia sozinho e teria recebido seu benefício no último dia 4. Informaram ainda que a vítima, além de exercer a função de árbitro, também trabalhava com a compra de materiais recicláveis.
Esporte
Uma grande paixão de “Zuza”, como era carinhosamente conhecido no meio esportivo, era atuar como árbitro de futebol amador em Poços e na região. Ele era muito querido pelos amigos e colegas e sempre apitava futebol de campo, campeonatos na zona rural e futsal.
A última atuação dele no esporte foi em um evento de cooperativas realizado na Caldense, no último sábado (9), ocasião em que foi fotografado pelo jornalista esportivo Paulo Vitor de Campos. “Fiz o último registro, pelo Mantiqueira, do trabalho dele”, contou Campos, dizendo ser difícil aceitar a morte do amigo.
Outra paixão de Silva eram as Folias de Reis, sendo ele membro de uma companhia em Poços.
O corpo do árbitro será velado a partir da 0h de hoje (14), no velório municipal e o sepultamento será às 9h no cemitério da Saudade. Silva era divorciado e deixa um filho.
Adriana Rodrigues
adriana.mantiqueira@gmail.com