O eleitor brasileiro já está costumado a receber um cardápio pronto de nomes de candidatos para serem votados nas eleições. Este cardápio geralmente é oferecido pelos partidos e o eleitor não tem muito o que fazer, ou escolhe o melhor ou tem que se contentar com o menos pior.
Qual a opção se os nomes apresentados não agradar o eleitor? Ele tem duas, votar em branco ou anular o seu voto. Estas opções não são ideais, pois não influenciam no resultado, o eleitor apenas deixa de participar do processo eleitoral.
Qual a opção que o eleitor tem para mudar esta situação? A opção é participar do processo eleitoral entrando num partido e fazendo parte da vida política. Todos deveriam se preocupar com isso, mas sabemos que a maioria não se importa com política e deixa para pensar no assunto quando está na véspera da eleição.
Estamos mais uma vez com uma eleição polarizada e bem definida do ponto de vista ideológico, ou seja, não tem muito que variar no cardápio. A participação ou não do eleitor na eleição vai definir o futuro. Mas é preciso lembrar que não se pode chorar depois do voto confirmado.