Programa de aprendizagem criativa conclui primeiro ciclo com boa aceitação entre alunos e professores

Poços de Caldas, MG – O primeiro ciclo do programa “Educação para o Futuro – Projeto Ativamente” foi encerrado com sucesso na rede municipal de ensino de Poços de Caldas. A iniciativa de aprendizagem criativa é realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ensino, em parceria com a empresa A Recreativa, responsável pela criação do método.

O trabalho teve início em maio deste ano, após a etapa de apresentação do Projeto Ativamente aos educadores das escolas municipais, que contam também com workshops de reciclagem e capacitação. O método, pioneiro no Brasil, investe na capacidade de solucionar problemas complexos, no trabalho em grupo, na análise crítica, na criatividade e na cooperação, buscando desenvolver competências cognitivas e socioemocionais, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Neste primeiro bimestre, as atividades trabalhadas introduziram os conceitos do pensamento computacional e de aprendizagem criativa para desenvolver competências da BNCC, principalmente ‘pensamento crítico, científico e criativo’ e ‘empatia e cooperação’. Cerca de 320 aulas foram avaliadas e o método alcançou uma média de 9,3 entre os alunos e 8,1 entre os professores.

Segundo Cinthia Oliveira, professora do 4° ano da Escola Municipal Professora Edir Frayha, o método Ativamente tem possibilitado dinamismo nas práticas pedagógicas. “Diante do cenário atual da educação, a tecnologia está sendo uma aliada no processo de aprendizagem”, disse.

Mesmo não muito integrada às atividades tecnológicas, a professora do 3º ano da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, Elaine Cristina Gimenes, afirma que é preciso se adaptar à nova realidade do mundo e, consequentemente, da educação. “Não dá para fugir da realidade e evolução, é inegável a importância das tecnologias em nossas vidas. Eu procuro levar as atividades que desenvolvemos no laboratório de informática do Ativamente para a sala de aula, com um debate, uma produção coletiva e até mesmo com uma adaptação física. Fazendo assim, os alunos ficam bem interessados”, contou.

Com dois meses sendo trabalhado nas escolas, o programa tem trazido resultados visíveis dentro das salas de aula e auxiliado no desenvolvimento das crianças. “Os alunos com dificuldade de comportamento estão mais concentrados, e os alunos que ainda não liam já estão lendo e associando palavras. Além disso, todos estão aprendendo, de forma expressiva, espacialidade e lateralidade. Nós precisávamos mesmo de parceiros como o Ativamente para nos ajudar a criar coisas novas na escola. Ele está nos auxiliando muito”, destacou Cláudia Dias, educadora do 4º ano da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira.

A primeira fase do programa contemplou 6443 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nas 25 escolas municipais de Poços. O objetivo é que futuramente alunos do 6º ao 9º ano também participem das atividades. Além do método Ativamente em si, os estudantes contam com material de apoio, laptops para o desenvolvimento de atividades como jogos, animações e arte e acesso à internet de alta velocidade, elementos que auxiliam a inclusão digital, estimulam e oferecem diversas possibilidades de inserção dos alunos na sociedade e no mercado de trabalho.

 

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