“Bodycams” começam a ser usadas por guardas municipais e agentes de trânsito
Poços de Caldas, MG – A Secretaria da Defesa Social fez a entrega oficial das “bodycams” na tarde desta quarta-feira (20) aos guardas civis municipais e aos agentes de trânsito.
Os dispositivos são individuais acoplados à farda e realizam a filmagem de todas as ações operacionais.
São 50 câmeras alugadas, 16 serão utilizadas pela Guarda Municipal e 12 pelos agentes de trânsito. O contrato de locação das câmeras foi assinado por um ano, podendo ser prorrogado por até 5 anos. O uso das câmeras passa a ser obrigatório a partir desta quarta-feira.
De acordo com secretário de Defesa Social Rafael Conde Maria, o dispositivo é muito importante pois vem para resguardar todo o serviço prestado pelos guardas civis municipais e agentes de trânsito na cidade. “A utilização do equipamento que registra as ações de segurança tem por objetivo tornar mais transparente o trabalho prestado. Isso dá maior segurança aos servidores e também à população, já que toda a ação por parte de ambas as partes estará registrada.”
As câmeras podem filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização por meio de GPS. O diretor da Guarda Civil Municipal Marcelo Gavião Bastos lembrou que a Guarda de Poços de Caldas é sempre referência e uma das mais modernas do país, e isso não se faz sem tecnologia. O equipamento vem para assegurar não só a população como os agentes no trabalho.
O prefeito Sérgio Azevedo ressalta que seu compromisso desde 2017 era modernizar, equipar e desenvolver a Defesa Social de Poços de Caldas. “Esse é o trabalho que estamos fazendo, garantindo maior segurança a toda a cidade e até 2024 vamos avançar muito mais”.