Poços de Caldas terá usina de geração solar fotovoltaica
Delma Maiochi
delmaiochi@hotmail.com
Poços de Caldas, MG – Energia limpa e sustentável faz parte dos planos das empresas DME ao colocar em prática a construção de uma usina de energia solar fotovoltaica, que transforma radiação solar em energia elétrica. A energia elétrica fotovoltaica é uma importante fonte da matriz energética brasileira. “Este empreendimento irá diversificar nossas fontes de geração de energia, proporcionando energia não poluente e renovável, aumentando a produção em nosso município”, diz o diretor superintendente da DME Energética Marcelo Dias Loichate.
A usina será instalada na zona sul, próxima ao aterro sanitário (BR 146, km 534) e vai ocupar uma área de 140 mil metros quadrados (14 hectares), com previsão de instalação de 19.000 placas fotovoltaicas. “Para nossos padrões, é um empreendimento de grande porte, que poderá fornecer energia para 2.500 residências com consumo médio de 300 kwh/mês”, garante Loichate. O investimento será de aproximadamente R$30 milhões.
Solar
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), as usinas de geração de energia solar já somam potência instalada operacional superior à das termelétricas movidas a gás natural e biomassa. Os dados apontam que o país conta atualmente com 16,41 gigawatts (GW) de capacidade instalada em usinas solares fotovoltaicas, considerando a geração centralizada (projetos de grande porte) e a distribuída (instalações menores em telhados, fachadas e terrenos).
O número representa 8,1% da matriz brasileira, atrás das fontes hídrica (53,9%) e eólica (10,8%).
A entidade estima que a fonte solar já gerou mais de 86,2 bilhões de reais em investimentos no Brasil desde 2012, além de ter evitado a emissão de 23,6 milhões de toneladas de gás carbônico na geração de eletricidade.
(Com informações da Agência Brasil)